Carlos Alcaraz iniciou sua mais recente tentativa de completar o Grand Slam da carreira ao atropelar o australiano Adam Walton, não cabeça de chave, por 6-3, 7-6(2) e 6-2, na estreia do Australian Open neste domingo (18).
Número um do mundo, o espanhol exibiu a potência e a precisão de quem persegue um feito histórico.
Aos 22 anos, Alcaraz pode superar Don Budge e se tornar o homem mais jovem a conquistar, ao menos uma vez, os quatro títulos de simples de Grand Slam. Diante de um Rod Laver Arena lotado, o espanhol ofereceu uma verdadeira exibição de golpes, mantendo o público preso às cadeiras ou de pé em aplausos.
“Estou muito feliz por pisar em quadra pela primeira vez nesta temporada. Acho que não poderia ser melhor do que aqui, na Rod Laver Arena. Foi uma boa partida, me senti ótimo”, disse Alcaraz.
“Foi uma partida muito consistente, e quando Adam conseguiu entrar na quadra e jogar de forma agressiva, conseguiu, o que tornou o jogo bastante complicado”.
Como foi o jogo
Um forehand potente ajudou Alcaraz a conquistar a primeira quebra e abrir 5-3 no placar. O seis vezes campeão de Grand Slam fechou o set inicial com seu saque remodelado, que agora lembra, em muitos aspectos, o serviço de Novak Djokovic.
O ajuste técnico veio após a separação abrupta, no mês passado, do técnico de longa data Juan Carlos Ferrero. A ausência da influência do treinador ficou evidente quando o espanhol foi levado a um tiebreak no segundo set, após um período de tênis mais solto e voltado ao espetáculo para a torcida.
Implacável, Alcaraz voltou com tudo para ampliar a vantagem no confronto e, embalado pelo momento, controlou o terceiro set com tranquilidade. Com a vitória, garantiu vaga na segunda rodada, onde enfrentará o alemão Yannick Hanfmann.