Grupo curdo-iraniano diz ter tomado base da Guarda Revolucionária no Irã

Um grupo militante curdo-iraniano afirmou ter capturado uma base do IRGC (Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica) na província de Kermanshah, no oeste do Irã, de acordo com um comunicado divulgado nesta terça (13).

O SMK (Exército Nacional do Curdistão), o braço militar do PAK (Partido pela Liberdade do Curdistão), disse que a operação teve como alvo a sede da IRGC em Kermanshah. O ataque foi descrito como uma retaliação pelos combatentes do SMK mortos em recentes confrontos no país.

Segundo o comunicado, o grupo lançou o ataque de duas direções e conseguiu infiltrar a base, pegando a IRGC de surpresa. O SMK afirma que o ataque resultou em baixas entre as forças iranianas.

A CNN não conseguiu verificar independentemente as alegações do SMK.

Não houve comentário imediato por parte das autoridades iranianas sobre a reivindicação. A CNN está tentando entrar em contato com as autoridades iranianas e já se comunicou com a embaixada do Irã em Londres.

Hussein Yazdanpana, presidente do PAK, um grupo militante nacionalista e separatista no Irã, disse mais cedo hoje que a vitória contra o regime iraniano “depende de uma revolta generalizada e da legítima autodefesa contra os opressores”.

VER NA FONTE