Farmacêutica Eli Lilly e a bigtech Nvidia vão investir 1 bi de dólares em laboratório de IA

A farmacêutica Eli Lilly e a gigante de tecnologia Nvidia vão juntar forças  e criar um laboratório inédito de co-inovação em inteligência artificial. O objetivo é  aplicar IA para resolver problemas persistentes da indústria farmacêutica. O anúncio foi feito hoje na conferência J.P. Morgan Healthcare 2026, em San Francisco. As duas empresas se comprometeram a investir até 1 bilhão de dólares em 5 anos para recrutar cientistas, instalar a infraestrutura e desenvolver capacidade computacional do novo laboratório.

A expectativa é que o laboratório reúna, no mesmo espaço, especialistas da Lilly em biologia, ciência e medicina com os principais engenheiros e desenvolvedores de modelos de inteligência artificial da NVIDIA. A missão desses profissionais será gerar dados em larga escala e construir modelos de IA capazes de acelerar o desenvolvimento de medicamentos, usando a plataforma  da Nvidia como base central.

Em nota, os presidentes das empresas celebraram a parceria que soma o melhor de cada indústria para criar um novo modelo de descoberta de medicamentos. “A IA está transformando todos os setores, e seu impacto mais profundo será nas ciências da vida”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA.

David A. Ricks, presidente do conselho e CEO da Lilly, considera que a construção de modelos unido volumes de dados da empresa, conhecimento científico e o poder computacional da bigtech vai reinventar a descoberta de novos medicamentos  como a conhecemos. Ao reunir talentos de classe mundial em um ambiente de startup, criamos as condições para avanços que nenhuma das duas empresas conseguiria sozinha.

Além da descoberta de medicamentos, as companhias vão explorar o uso de IA em desenvolvimento clínico, manufatura e operações comerciais, integrando modelos multimodais, IA agêntica, robótica e gêmeos digitais.

Continua após a publicidade

 

 

VER NA FONTE