A ala do “presídio dos famosos” em Tremembé, em São Paulo, como ficou conhecido, começou a ser desmontado pelo governo do estado de São Paulo. Condenados por diversos crimes “notórios” estão sendo transferidos para outros presídios, como Potim e Guarulhos II, segundo a apuração da CNN Brasil.
Fontes da advocacia e do sistema prisional confirmaram a informação para a reportagem. Pelo menos quatro presos conhecidos já foram transferidos de dezembro do ano passado para janeiro deste ano. Entre eles, Walter Delgatti, conhecido como Hacker de Araraquara, e pela chamada Vaza Jato.
O influencer Buzeira, de 15 milhões de seguidores nas redes sociais, preso pela Polícia Federal também já foi transferido para Potim.
O jogador Robinho, condenado por estupro, e o empresário Thiago Brennad, encarcerado por violência doméstica, também foram transferidos. A ideia é “pulverizar” os presos em outras penitenciárias para que não haja mais um espaço batizado de “presídio dos famosos” como Tremembé.
Advogados de presos na penitenciária foram comunicados da mudança.
Bruno Ferullo, advogado criminalista, explicou à reportagem que o presídio 2 deixará de receber esse perfil de detentos e que o governo do estado de São Paulo decidiu alterar o tipo de presos que a unidade irá abrigar.
“Tremembé passará a receber presos de outro perfil, como exemplo regime semiaberto. Essas transferências não dependem de autorização judicial — no sistema prisional estadual de São Paulo, a Secretaria de Administração Penitenciária tem discricionariedade para remanejar presos entre unidades. O Tribunal de Justiça foi apenas cientificado da mudança”, detalha Ferullo.
Embora não haja motivo oficial detalhado, as razões que costumam estar por trás de decisões como essa, na avaliação do especialista, incluem:
- Reorganização de unidades penitenciárias para melhor gestão de perfis diferentes de presos;
- Segurança institucional, tanto para os internos quanto para a administração penitenciária; e
- A série Tremembé exibida pelo Globoplay, que foi um grande gatilho para que gerasse essas mudanças, haja vista ilustrar as supostas regalias que ali existiam.
Procurada pela CNN Brasil , a Secretaria da Administração Penitenciária informou que a Unidade Prisional citada opera dentro dos padrões de segurança e disciplina, e que as movimentações de custodiados são realizadas conforme o planejamento e os protocolos internos, que, por razões de segurança, não são detalhados.
Presídio dos famosos
O Complexo Penitenciário de Tremembé, em São Paulo, é conhecido como “presídio dos famosos” na P2 por já ter abrigado presos de crimes de grande repercussão nacional, como Suzane von Richthofen, Alexandre Nardoni, Elize Matsunaga, Robinho e Thiago Brennand, que recebem tratamento diferenciado e menor risco de violência de facções, sendo tema de livro e série de TV.