O escritor Manoel Carlos, mais conhecido como Maneco, morreu no último sábado (10), aos 92 anos. Nome por trás de grandes novelas de sucesso na TV brasileira, o autor se destacou na indústria nacional pela visão única ao explorar diferentes narrativas.
Entre os destaques de suas obras, está a criação das protagonistas batizadas de Helenas – mulheres de personalidades fortes que encabeçavam as tramas centrais das histórias. Ao longo de três décadas, o escritor apresentou ao público nove protagonistas. Com a partida do autor, elas fizeram homenagens emocionadas nas redes sociais.
A primeira Helena de Manoel Carlos foi Lilian Lemmertz, em 1981, que estrelou “Baila Comigo”. Uma década mais tarde, foi a vez de Maitê Proença brilhar com a personagem em “Felicidades”. Já Regina Duarte teve a oportunidade de encarnar o papel por três vezes, incluindo em “Por Amor”.
Em “Viver a Viva”, Taís Araújo se destacou como a primeira e única Helena negra e jovem do autor. Nomes como Vera Fischer também a protagonizou em “Laços de Família”. Em 2002, Christiane Torloni deu vida a protagonista em “Mulheres Apaixonadas”. Por fim, Julia Lemmertz, em 2014, encerrou o ciclo do ator.
Maitê Proença
Vera Fischer
Taís Araújo

Regina Duarte
https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/famosos-lamentam-morte-de-titina-medeiros-atriz-de-cheias-de-charme/