Vídeo: torcedores invadem quadra e batem em árbitro no NBB

Um triste episódio marcou o NBB nesta sexta-feira (10), em partida entre Pato Basquete e Caxias, com vitória do time visitante por 91 a 85. Após o fim do jogo, o árbitro Diego Chiconato foi agredido dentro de quadra, por pessoas ligadas ao Pato Basquete.

O juiz chegou a ir ao chão e foi contido e apanhou por pelo menos três pessoas. Em vídeos nas redes sociais, Diego se levanta após ter levado chutes e jogadores do Pato ajudaram a separar a briga. A polícia entrou em quadra e fez a segurança dos envolvidos.

Veja vídeo

Pato se pronuncia

Em nota, o Pato Basquete lamntou o episódio, e enfatizou o compromisso com a paz no esporte.

“O Pato Basquete vem a público esclarecer sobre os fatos ocorridos no jogo contra o Caxias do Sul e após o término da partida, ressaltando que o projeto todo se baseia no respeito às leis e regulamentos, repudiando todo e qualquer ato de violência, de qualquer natureza. Os envolvidos já prestaram seus esclarecimentos às autoridades competentes e o Pato Basquete confia que a verdade e justiça dos fatos será evidenciada, ressaltando que colabora para a melhor solução ao caso. Enfatizamos também o nosso compromisso com a paz no esporte e com a segurança de todos os torcedores, famílias e profissionais participantes do evento.”

Federação repudia

A Federação Paranaense de Basketball – FPRB vem a público manifestar seu veemente repúdio aos atos de violência ocorridos durante a partida entre Pato Basquete e Caxias, válida pelo Novo Basquete Brasil (NBB), realizada na cidade de Pato Branco.

A FPRB se solidariza integralmente com a equipe de arbitragem da partida, em especial com o árbitro Diego Chiconato, integrante do quadro oficial de arbitragem desta Federação, bem como com todos os profissionais que atuam para o desenvolvimento do basquetebol de forma ética, segura e respeitosa.

A Federação Paranaense de Basquetebol reitera que não compactua, em hipótese alguma, com qualquer tipo de violência, seja ela física, verbal ou moral, contra quaisquer dos atores do jogo, incluindo atletas, árbitros, comissões técnicas, dirigentes e torcedores. Tais condutas ferem os princípios do esporte da convivência democrática que devem nortear as competições esportivas.

Por fim, a FPRB reforça seu compromisso com a promoção de um ambiente seguro, respeitoso e saudável para a prática do basquetebol, colocando-se à disposição das entidades competentes para colaborar com a apuração dos fatos.

O jogo

Em jogo emocionante com duas prorrogações, o Caxias levou a melhor por 91 a 85. Os visitantes chegaram a 10 vitórias na competição, ocupando o 10º lugar. Já o Pato basquete está na parte de baixo da tabela, com 5 vitórias e 15 derrotas.

O destaque da partida foi Shamell, que acabou com 28 pontos para o time vencedor. Horton, do Pato, terminou com 21 pontos.

 



VER NA FONTE