O Flamengo anunciou, nesta quinta-feira (8), a contratação do zagueiro Vitão. O defensor de 25 anos assinou com o clube carioca por quatro temporadas, ou seja, até 2029.
Vitão foi vendido ao Flamengo pelo Internacional por um valor próximo aos 10 milhões de euros (cerca de R$ 65 milhões na cotação atual). Deste montante, porém, foi abatida e perdoada a dívida do clube gaúcho com os cariocas pela transferência de Thiago Maia.
A chegada de Vitão ao Flamengo ocorre após a “novela” que envolveu o Cruzeiro. O zagueiro esteve “apalavrado” com o clube celeste, mas o clube gaúcho “sumiu” e negociou o jogador com o Rubro-Negro.
A chegada de um zagueiro era uma das prioridades do Flamengo para 2026. Sob comando de Filipe Luís, Vitão terá a concorrência de Léo Ortiz, Léo Pereira e Danilo.
A carreira de Vitão
Cria da base do Palmeiras, Vitão não teve muitas oportunidades no Allianz Parque e logo foi para a Europa. O jogador atuou por três anos com destaque no Shakhtar Donetsk.
José Boto, atual diretor de futebol do Flamengo, foi um dos responsáveis pela transferência do brasileiro ao clube da Ucrânia, onde trabalharam juntos de 2019 a 2022.
O conflito entre Rússia e Ucrânia interrompeu a trajetória de Vitão no país, e o jogador foi contratado pelo Inter. No Colorado, firmou-se como um dos melhores defensores do Brasil. Foram 192 jogos, três gols, três assistências e um título: o do Gaúcho de 2025.
Titular em 52 das 62 partidas do Internacional em 2025, Vitão terminou a temporada como o jogador do Colorado que mais esteve em campo, com mais de 4.600 minutos.