Três nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Município de Salvador nesta quarta-feira (7). Entre as mudanças, está a saída de Sosthenes Macedo do comando da Defesa Civil, após mais de oito anos à frente do órgão, para assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.
As alterações integram uma série de ajustes promovidos pela Prefeitura de Salvador no primeiro escalão neste início de ano.
Engenheiro civil, Sosthenes esteve à frente da Codesal em um dos períodos mais desafiadores para o órgão, marcado pelo aumento da frequência e da intensidade das chuvas na capital baiana.
Durante sua gestão, lidou com situações recorrentes de risco geológico, deslizamentos de terra e ações emergenciais em áreas vulneráveis da cidade, especialmente nos momentos de maior instabilidade climática.
Ao longo dos últimos anos, a Defesa Civil ganhou protagonismo nas operações preventivas e de resposta rápida durante os períodos chuvosos, com monitoramento de encostas e atuação integrada com outros órgãos municipais.
Agora, Sosthenes assume a pasta responsável pelo ordenamento urbano e pela fiscalização de obras e atividades na cidade.
Com a mudança, a Prefeitura comunicou também que o então titular da secretaria, João Xavier, passa a atuar como assessor especial da gestão municipal, com foco em temas estratégicos, entre eles a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, que se encontra em fase de atualização.
Para o comando da Defesa Civil, foi nomeado Adriano Silveira, que já integrava a administração municipal e atuou como diretor de Operações da Secretaria Municipal de Ordem Pública.