O emprego número 1 para 2026, segundo o LinkedIn

Alô, você, que está num momento de (re)definição profissional: uma lista divulgada hoje pelo LinkedIn pode ajudar na tarefa. É o ranking Empregos em Alta 2026, que identifica os 25 cargos com crescimento mais acelerado no mercado de trabalho brasileiro nos últimos três anos, com base em dados exclusivos da plataforma.

No primeiro lugar da lista, aparece o cargo de Engenheiro de IA, reflexo direto da incorporação acelerada de modelos generativos, automação de processos e análise avançada de dados em praticamente todos os setores. Não à toa, existem hoje empresas que descartam candidatos só de saber que a pessoa não domina ferramentas de inteligência artificial.

Ao mesmo tempo, acho emblemático que a posição 2 do ranking seja ocupada pelo cargo de Técnico de Enfermagem. Já comentei aqui na coluna como empregos que envolvem relacionamento com terceiros e a empatia tendem a ser menos impactados pela automação, característica que sempre digo que vale tanto para alguns profissionais de saúde quanto para cabeleireiros e barbeiros.

O levantamento também aponta a relevância contínua de funções essenciais nas áreas de energia, logística, manufatura, agro e infraestrutura, setores-chave para o desenvolvimento econômico do país. Confira abaixo a lista completa.

Os 25 empregos em alta no Brasil em 2026

  1. Engenheiro(a) de IA
  2. Técnico(a) de Enfermagem
  3. Planejador(a) Financeiro(a)
  4. Consultor(a) de Assuntos Regulatórios
  5. Geofísico(a)
  6. Engenheiro(a) de Segurança de Processo
  7. Especialista em Gestão de Contas
  8. Cientista Agrário(a)
  9. Consultor(a) de Investimentos
  10. Engenheiro(a) de Confiabilidade
  11. Assistente de Dados
  12. Técnico(a) em Microbiologia
  13. Assistente de Pesquisa Clínica
  14. Gerente de Relações Corporativas
  15. Gerente de Novos Negócios
  16. Especialista em Manufatura
  17. Analista de Auditoria
  18. Chefe de Gestão de Cadeia de Suprimentos
  19. Gerente de Seleção
  20. Gerente de Instalações
  21. Gerente de Planejamento Estratégico
  22. Analista de Energia
  23. Gerente de Projetos de Marketing
  24. Consultor(a) de Logística
  25. Analista de Orçamento

Para elaborar a lista, os pesquisadores do LinkedIn analisaram milhões de vagas ocupadas por usuários do LinkedIn entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de julho de 2025. Assim conseguiram calcular a taxa de crescimento de cada cargo. “Os dados evidenciam valorização de funções que ajudam as empresas a operar com mais eficiência, previsibilidade e controle de risco”, afirma Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil.

VER NA FONTE