A Câmara Constitucional da Suprema Corte da Venezuela ordenou neste sábado (3) que a vice-presidente Delcy Rodríguez assuma o cargo de presidente interina do país na ausência de Nicolás Maduro, que foi detido na madrugada deste sábado em uma operação das forças americanas.
A decisão judicial determinou que Rodríguez assumiria “o cargo de Presidente da República Bolivariana da Venezuela, a fim de garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da Nação”.
A decisão acrescentou que o tribunal irá debater a questão a fim de “determinar o quadro jurídico aplicável para garantir a continuidade do Estado, a administração do governo e a defesa da soberania face à ausência forçada do Presidente da República”.
Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar do que o governo americano irá governar a Venezuela após a captura de Maduro neste sábado (3), Rodríguez que Nicolás Maduro é o único presidente do país.
Em discurso na televisão estatal de Caracas, ela pediu calma e união para defender o país em meio ao “sequestro” de Maduro e afirmou que a Venezuela jamais será colônia de qualquer nação.