O avanço de uma frente fria pela costa das regiões Sul e Sudeste abre caminho para a primeira massa de ar frio de origem polar de 2026. O fenômeno deve derrubar as temperaturas e aliviar o calor nos primeiros dias do ano.
Segundo o Climatempo, o frio atua inicialmente provocando chuva em amplas áreas do centro-sul do país. Durante os próximos dias, o sistema tende a permanecer parado sobre a costa, contribuindo para a formação de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Enquanto a chuva ganha destaque em várias regiões, o deslocamento da frente fria permite a entrada de uma massa de ar frio de origem polar, que avança logo na retaguarda do sistema.
Queda das temperaturas no Sul e Sudeste
O Sul e o Sudeste do Brasil devem ser as principais áreas afetadas pela frente fria, impactando diretamente nas temperaturas mínimas e máximas das regiões.
Em áreas da Serra Gaúcha e da Serra Catarinense, as temperaturas podem ficar abaixo dos 10 °C nas primeiras horas da manhã deste domingo (4).
Durante o dia, o efeito do ar frio também será sentido, principalmente na metade do leste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, onde as tardes ficam mais amenas.
Esse padrão de temperaturas mais baixas deve persistir até o início da próxima semana, com a retomada gradual do aquecimento no Sul a partir de terça-feira (6).
No Sudeste, os efeitos da massa de ar frio também poderão ser percebidos, principalmente no leste do estado de São Paulo, incluindo a Região Metropolitana da capital. A segunda-feira (5) já deve ser marcada por redução significativa das temperaturas.
Em áreas do Rio de Janeiro, inclusive na capital, a queda de temperatura será mais sutil, mas suficiente para reduzir a sensação de calor excessivo, sem expectativa de frio intenso.
Ainda de acordo com o Climatempo, apesar do avanço do frio, a tendência é de que o calor volte a ganhar força gradualmente ao longo da próxima semana.
*Sob supervisão de Pedro Osorio