Guilherme Bellintani, ex-presidente do Bahia e CEO da Squadra Sports, explicou no CNN Esportes S/A deste domingo (21) o modelo do primeiro grupo multiclubes brasileiro.
O dirigente relatou como a operação reúne cinco equipes no país e projeta expansão internacional com foco na formação de atletas e na oferta de minutagem para jovens.
Bellintani afirmou que criou o projeto após deixar o Bahia.
A Squadra é um multi-clube brasileiro abaixo do radar, como eu chamo. (…) A gente comprou clube que não estava aí no hall dos grandes investidores, nem dos investidores estrangeiros, nem da Faria Lima. (…) Quando eu saí do Bahia, eu falei: “Eu quero fazer isso”. Aprendi um pouco como faz, bebi da fonte e eu vou fazer isso de uma maneira abrasilerada com a minha capacidade de investimento como empresário que sou.
No programa, ele explicou o modelo financeiro e destacou que a última etapa é o equilíbrio de caixa.
“O dinheiro que a gente aporta na compra do clube é na geral pagamento da dívida (…). Segundo, é o investimento em infraestrutura. Basicamente, melhoria do estádio e centro de treinamento. (…) Quando acabar isso, encerra. E depois o equilíbrio operacional, porque esse é o segredo do negócio”, detalhou.
O dirigente afirmou que o resultado econômico vem da formação.
Esse é o modelo do negócio. Tudo que vender de jogador é o lucro, é o resultado econômico do negócio. Quando essas despesas estiverem pagas, esses investimentos estiverem feitos, o lucro do negócio é a venda de jogador.
Vendendo minutagem
A estratégia, segundo Bellintani, conecta todos os clubes da plataforma.
“Hoje a gente já tem 150 mais ou menos (…) a partir de 14 anos”, estimou.
Ele afirmou que o grupo já movimenta atletas fora das próprias equipes.
“A gente já tem por exemplo 48 fora da nossa plataforma. Ou seja, clubes que não são nossos. A gente já ou vendeu, ou emprestou, ou cedeu”, contou.
Segundo ele, o grupo oferece rodagem e define o perfil dos elencos, mas que o equilíbrio é necessário.
Eu não tenho condição de formar o jogador desse nível, mas eu tenho condição de dar o que é precioso no futebol brasileiro, que tem minutagem. Rodagem, minutagem, exposição, vitrine. E aí o time precisa ter na nossa estratégia metade do seu elenco, de jogadores sub 23. Os jogadores estão abaixo de 23 anos, esses que vão ser vendidos. Mas não pode fazer um elenco numa série B só com moleque, como a gente chama.
CNN Esportes S/A
Com Guilherme Bellintani, ex-presidente do Bahia, político e dirigente esportivo, o CNN Esportes S/A chega à 122ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.