O comentarista José Eduardo Cardozo e a jornalista e ex-senadora Ana Amélia Lemos discutiram, nesta sexta-feira (19), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se vetar o PL da Dosimetria será positivo ou negativo para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Lula já adiantou que vai vetar o projeto de lei e disse que é “obrigação” não permitir que “a democracia dê um passo para trás”.
Cardozo avalia que será positivo.
“O presidente da República, ao meu ver, tinha razões para vetar esse projeto no mérito, porque acho que o ato de tentativa de derrubada do Estado Democrático de Direito é algo que caracteriza um crime gravíssimo e as sanções que o STF aplicou estão dentro da legislação em vigor”, ponderou.
“Hoje nós temos inconveniência, em face do interesse público, inconstitucionalidade e, apoiando a percepção da própria sociedade, esta forma de redução de pena é absolutamente inaceitável em face dos delitos que foram praticados”, prosseguiu.
Ana Amélia entende que o governo tirou vantagem do PL da Dosimetria.
“Esse tema levantou uma poeira grande porque a CCJ do Senado votou essa matéria na mesma noite que tinha um projeto de grande relevância para o governo, que era aumentar impostos, aumentar receita. Para conseguir apoio da oposição para aprovar esse aumento de receita, que o governo precisa porque está com o déficit muito alto, ele teve que negociar com a oposição”, disse.
“Isso tudo provou o seguinte, na verdade o governo acabou tirando vantagem e fez um discurso político para a plateia contra a questão para justificar os vetos à dosimetria”, continuou.