Brasileiros querem que inteligência artificial faça compras por eles

Responder perguntas e ajudar em pesquisas e análises de documentos não serão os únicos papéis da inteligência artificial (IA) no futuro – pelo menos, no que depender dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Worldplay, empresa que desenvolve soluções de pagamento, em sete países constatou que, no Brasil, 40% dos entrevistados aceitariam delegar, a uma assistente de IA, o processo completa de compra de algum produto.

Segundo o estudo, no início, os consumidores brasileiros estariam dispostos a deixar a cargo da IA transações básicas, de tíquetes menores e elevada frequência, como o pagamento de tarifas de transporte público e contas de energia e água, bem como itens essenciais de supermercado. Uma vez que as ferramentas de IA conquistem a confiança do usuário, as compras poderiam se expandir para viagens, bens mais caros e produtos financeiros.

Em troca, a Worldplay verificou que 71% dos brasileiros esperam que a IA lhes forneça a melhor relação custo-benefício nas decisões de compra, preços baixos (67% das respostas), rapidez e conveniência (60%) e personalização de produtos e serviços (53%). A pesquisa ouviu 8 000 consumidores no Brasil, China, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Singapura e França.

VER NA FONTE