Amor, leveza e mais: veja rituais de banho para a virada de ano

 

Com a proximidade de um novo ano, é comum a procura por simpatias e outras formas de atrair boas energias, paz e prosperidade. Uma das alternativas, é aromaterapia, capaz de garantir um ritual completo para concluir mais um ciclo, estimulando sentidos, ao mesmo tempo em que oferece equilíbrio e felicidade.

“Isso porque os óleos essenciais puros não só entregam a ativação do olfato pelo aroma mas também ativam o sistema límbico. Podemos selecionar os aromas para despertar diferentes conexões, memórias e sentimentos”, conta Fernando Amaral, osmólogo especialista em óleos essenciais e CEO da WNF, à CNN.

 

Segundo Fernanda Chauvin, especialista em dermatocosmética e CEO da Ellementti Dermocosméticos, os rituais e cuidados de beleza também podem auxiliar a saúde mental e da pele.

“Minha indicação é somar produtos de apelo sensorial para provocar a sensação de bem-estar, uma forma de fazer isso é aguçando os sentidos com efeitos gourmet que trazem aromas e texturas de alimentos para os produtos, como chocolate, açaí, café menta. Este despertar da visão, paladar, olfato, tato e audição são ferramentas de bem-estar e conexão com o momento presente”, comenta à CNN.

Já Fernando, conta que os rituais vêm ganhando força já que a pausa ganhou um valor especial. Por isso, o banho ganha incrementos para a sensação de fuga e estímulo dos sentidos. “Trabalhar os 5 sentidos nos foca no presente e dá ainda mais sensação de bem-estar, por isso o banho ganha produtos com texturas e aromas diferenciados e a conotação de ritual, indo além de um hábito corriqueiro”, explica.

Veja abaixo os melhores aromas de acordo com os desejo de ano novo.

  • Amor: Gerânio, Palmarosa ou Petit Grain;
  • Leveza: Lavanda, Erva-Doce, Laranja-Doce;
  • Felicidade: Limão Siciliano, Bergamota, Grapefruit;
  • Proteção: Alecrim, Cipreste.

Mas afinal, como utilizar os aromas?

É possível usar um difusor de ambientes ou também incluir a aromaterapia no ritual de banho. A indicação do especialista é pingar em uma esponja de fibra natural de 8 a 10 gotas de óleos essenciais selecionados de acordo com o desejo e colocá-la no seu box. A esponja deve ficar próxima ao fluxo de água do chuveiro, mas não diretamente sob o jato.

“O calor e o vapor ativarão os compostos aromáticos, preenchendo o ambiente”, explica o osmólogo.

Mas, atenção, não utilize essa esponja diretamente sobre a pele durante o banho. Esta é uma técnica de aromaterapia, que favorece a inalação segura dos óleos essenciais em prol do equilíbrio físico e emocional, promovendo um ritual de bem-estar alinhado com práticas naturais e sustentáveis.

VER NA FONTE