Brasileira avança à final do “Oscar da ciência” com vídeo sobre proteínas

A brasileira Isabella Lelles, 17 anos, avançou à etapa final do Breakthrough Junior Challenge, competição internacional de ciência conhecida como “Oscar da ciência”, com um vídeo didático que explica o paradoxo de Leventhal, sobre como proteínas assumem formas corretas no organismo humano.

Nascida em São Paulo e atualmente morando nos Estados Unidos, a jovem foi uma das candidatas que mais recebeu curtidas no voto popular (um dos critérios para seguir na competição) e está entre os 15 finalistas.

O prêmio reúne adolescentes de 13 a 18 anos de dezenas de países para traduzirem conceitos científicos complexos em vídeos curtos e acessíveis.

“Acabou de sair! Sou finalista, campeã de voto popular e campeã regional da América do Sul e América Central”, disse Isabella à CNN Brasil em troca de mensagens quando soube que havia passado para as finais.

O vídeo de Isabella apresenta uma analogia culinária para explicar como as proteínas se dobram corretamente, comparando moléculas a bolos que precisam ser montados de maneira precisa, e apresenta o papel das chamadas “chaperone proteins” — proteínas supervisoras que ajudam a garantir que o processo ocorra sem erros.

@bellalelles Cliquem no link da bio pra assistir o vídeo que me levou pras semifinais!:brilhos: #estadosunidos #intercambio #fypシ゚ #vaiprofycaramba #fyyyyyyyyyyyyyyyy ♬ original sound – bellalelles 

A competição, organizada por um comitê de cientistas ligados a instituições como Google DeepMind e Khan Academy, recebeu cerca de 2 mil a 3 mil inscrições ao todo. O prêmio principal inclui US$250 mil em bolsa de estudos — cerca de R$1,3 milhão — além de valores destinados à escola e ao professor inspirador do vencedor.

 

 

Antes de saber que seria finalista, Isabella falou à CNN Brasil sobre suas expectativas para a competição.

“Eu espero muito que eu passe para as finais. Eu realmente não sei o que o futuro guarda para mim, mas eu espero muito, muito, muito assim, no fundo do meu coração, que eu consiga ganhar essa competição e levar esse troféu para o Brasil.”

Isabella planeja usar a bolsa de estudos, caso vença, para cursar Harvard, sonho que ela cultiva desde os 7 anos.

A final da competição ainda terá a decisão de um comitê especializado, com data a ser definida, após a divulgação dos finalistas, o que aconteceu na quarta-feira (10). O vencedor será conhecido apenas em janeiro de 2026.

O site da Itatiaia publicou o vídeo de Isabella com legendas. Confira:

 



VER NA FONTE