Ventos com mais de 80km/h provocam cancelamentos de voos em SP 

Rajadas de vento que passaram de 80 km/h provocaram atrasos e cancelamentos de voos nos aeroportos de São Paulo nesta quarta-feira (10). Por segurança, pousos e decolagens chegaram a ser suspensos, principalmente no início da manhã.

Em Congonhas, aproximadamente 10 voos foram alternados para outros aeroportos e duas partidas foram canceladas por conta da ventania.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), os ventos fortes foram causados por um ciclone extratropical nas regiões Sul, Centro-oeste e Sudeste e que chegou a provocar alerta meteorológico em 9 estados. A expectativa é de que as condições melhorem apenas nos próximos dias.

Em nota, a Aena afirmou que, apesar do transtorno, o Aeroporto de Congonhas já opera normalmente nesta tarde.

A Aena informa que o Aeroporto de Congonhas opera normalmente nesta quarta-feira (10), estando aberto para receber pousos e decolagens. Ainda assim, por decisões operacionais das companhias aéreas por causa dos ventos fortes, houve 10 voos alternados para outros aeroportos, 3 chegadas e 2 partidas canceladas.”

Estragos pelo estado

Além dos cancelamentos de voos, a ventania também provocou quedas de árvores e até o fechamento de parques por toda a região. 

Até o momento, foram abertos 514 chamados para queda de árvores e 5 registros para enchentes na capital paulista

Além disso, mais de um milhão e meio de moradores da Região Metropolitana de São Paulo ficaram sem energia elétrica, segundo balanço divulgado pela Enel às 13h25.

Próximas previsões

Ainda Segundo o CGE, a previsão para esta quarta-feira (10) é de sol, que aparece entre variação de nuvens.

A máxima deve chegar aos 27 °C e rajadas de vento pontuais ainda podem superar os 70 km/h, o que aumenta os riscos para quedas de árvore.

Na quinta-feira (11), o sol aparece entre poucas nuvens no decorrer do dia, mas ainda com ventos que podem alcançar os 60 Km/h. As temperaturas variam entre mínima de 19 °C na madrugada e no período da tarde a máxima atinge os 29 °C.

Já na sexta-feira (12), não há previsão de ventos fortes. O sol aparece e faz calor. No fim da tarde e à noite há potencial para chuva isolada e rápida, com baixa possibilidade de alagamentos. Mínima de 19 °C e máxima de 30 °C.

*Sob supervisão de AR.

VER NA FONTE