O que pensa James Cameron sobre uso de atores feitos por IA

Durante uma aula magna realizada no sétimo Festival Internacional de Cinema da Ilha de Hainan (HIIFF), o diretor James Cameron se pronunciou a respeito do uso de atores gerados por inteligência artificial, alegando que “não faria isso”. O cineasta por trás de Avatar: Fogo e Cinzas questionou abertamente se a substituição de atores reais é realmente algo “desejável”.

“Pessoalmente, não tenho interesse em usar essas ferramentas, nem em qualquer caminho que utilize a tecnologia para substituir a criatividade humana”, defendeu Cameron. “Talvez possamos substituir um ator por um personagem gerado por computador. Digo ‘nós’, mas eu não faria isso. É desejável? Isso cria um personagem único, baseado em dois conjuntos de experiências humanas únicas, a do roteirista e a do ator?”, questionou.

O diretor reconheceu que o uso de IA generativa possui vantagens em aplicações nas indústrias criativas, mas ressaltou um alerta para a forma como isso é utilizado: “Podemos melhorar o fluxo de trabalho, tornar o trabalho mais eficiente, torná-lo mais criativo com IA generativa? Acho que sim. Desde que mantenhamos um padrão muito elevado de como ela é usada, ética, moral e praticamente”, afirmou.

Renomado por trabalhos como Titanic, O Exterminador do Futuro e Rambo, Cameron se manifestou a respeito das limitações tecnológicas no combate aos problemas enfrentados pela indústria cinematográfica. “Se você tentar usar um modelo treinado em tudo, como ele pode ser realmente único? Não pode. Ele vai te dar a média. Pode produzir resultados medíocres, mas não consegue produzir resultados especiais e únicos. Também não consegue criar algo que nunca foi visto antes”, defendeu.

O diretor também falou sobre a importância da experiência de ir ao cinema: “É muito importante neste momento. Se gostamos de cinema, provavelmente gostamos da experiência na sala de cinema. O streaming ocupou muito do que costumava ser a experiência no cinema, porque oferece imediatismo e acesso imediato”, comentou.

Continua após a publicidade

Cameron esteve presente no evento do HIIFF para a estreia de Avatar: Fogo e Cinzas na China, ao lado de nomes como Zoe Saldaña e Zhang Ziyi, que dubla a versão chinesa da personagem Ronald, interpretada originalmente por Kate Winslet. A atriz Michelle Yeoh também compareceu à plateia da apresentação de gala.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

VER NA FONTE