
A Caterpillar forneceu à empresa BHP e a Minerador Rio Tinto os primeiros caminhões de mineração Cat 793 XE Early Learner na Austrália. Não se tratam de caminhões elétricos convencionais. Esses modelos são máquinas colossais, que irão atuar na mina de minério de ferro Jimblebar da BHP em Pilbara, marcando o início dos testes no local.
Os testes inicias serão realizados com dois caminhões, entregues por meio de uma colaboração inédita no setor entre a BHP, a Rio Tinto e a Caterpillar, que representam um grande passo rumo a um futuro mais sustentável na mineração, projetados para oferecer zero emissões de gases de escape, mantendo a produtividade e o desempenho.
A ideia por trás dos testes é analisar a viabilidade desses modelos a bateria em relação a caminhões de mineração convencionais, que são híbridos, onde um enorme motor a diesel gera eletricidade, que é usada em motores em cada uma das rodas.
Os testes contribuirão para o desenvolvimento da tecnologia, dos processos, da infraestrutura e dos profissionais necessários para dar suporte às máquinas e aos locais de mineração do futuro, que deverão apresentar menores emissões de gases de efeito estufa.
O enorme caminhão tem peso total de 404 toneladas quando totalmente carregado, com 7 metros de altura, 7,6 metros de largura e comprimento total de quase 14 metros.