Toyota testa nova tecnologia de abastecimento de hidrogênio na Europa

A Toyota Motor Europe anunciou sua participação nos testes da tecnologia Twin Mid Flow, um novo sistema de reabastecimento de hidrogênio desenvolvido em parceria com a Hydrogen Refueling Solutions (HRS) e a ENGIE. De acordo com a marca japonesa, a solução deve reduzir significativamente o tempo de abastecimento para veículos movidos a células a combustível.

O projeto, que faz parte da iniciativa RHeaDHy, financiada pela União Europeia, busca viabilizar estações de reabastecimento mais eficientes e acessíveis. Atualmente, um dos principais impeditivos para a adoção em larga escala de veículos a hidrogênio é a disponibilidade de postos capazes de atender tanto veículos leves quanto pesados e de forma rápida. Nesse sentido, a tecnologia Twin Mid Flow resolve essa questão ao incorporar um bico duplo de alto fluxo, que permite abastecer um caminhão de 40 toneladas em menos de 12 minutos e um automóvel em menos de 5 minutos.

O novo sistema reduz em cerca de 60% o tempo de reabastecimento de caminhões e em 45% o de automóveis, em comparação com estações de hidrogênio mais antigas. O início dos testes com as estações Twin Mid Flow está previsto para o quarto trimestre de 2025. A Toyota participará da ação cedendo um caminhão elétrico com célula de combustível e uma bancada de testes.

Um posto de hidrogênio a cada 200 quilômetros

A iniciativa RheaDHy é um consórcio de empresas europeias que trabalham em parceria para desenvolver soluções veículos a hidrogênio na Europa, bem como as infraestruturas de apoio e reabastecimento. O nome do grupo é um acrônimo que remete a palavra ready, de “preparar” em inglês. A sigla significa “Reabastecimento de veículos pesados com hidrogênio de fluxo muito alto”, em tradução livre.

Toyota, hidrogênio,
UE incentiva o uso de veículos FCEV, mas região ainda tem poucos postos de hidrogênio – Toyota/Divulgação

As ações promovidas pelo consórcio acompanham às metas do Regulamento de Infraestrutura de Combustíveis Alternativos (AFIR) da União Europeia. Uma delas, determina a implantação de estações públicas de hidrogênio a cada 200 quilômetros nas rodovias da Europa até 2030.

Segundo Thiebault Paquet, vice-presidente de P&D da Toyota Motor Europe, a parceria com a HRS e a ENGIE fortalecerá os ecossistemas de reabastecimento de hidrogênio. “Trabalhamos com parceiros que desenvolvem soluções inovadoras de emissão zero utilizando nossos sistemas avançados de células de combustível. O Twin Mid Flow é o próximo passo para impulsionar o crescimento do hidrogênio.”

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