
As vendas de caminhões no Brasil seguem em retração. Após leves altas mensais registradas nos períodos anteriores, o fechamento do mês de novembro nos dados disponibilizados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostra que houve queda nas vendas desses veículos em todos os comparativos.
No mês passado, as vendas de caminhões novos no Brasil totalizaram 8.790 unidades, uma queda expressiva, de 15,98% em relação às vendas de 10.462 unidades de outubro.
Na comparação com novembro de 2024, também houve queda. Naquele mês foram vendidos 9.907 caminhões, o que dá um total 11,27% maior do que o registrado em novembro desse ano.
No acumulado, quando se soma todas as vendas entre janeiro e novembro, a Fenabrave destaca que foram emplacados 101.107 caminhões, ante 110.297 unidades do mês período do ano passado, uma queda de 8,33%.
“O mercado está mais seletivo, com empresas de diferentes setores alongando o ciclo de uso dos veículos e avaliando, com mais cuidado, novos investimentos, à espera de um ambiente mais favorável e previsível”, avalia o Presidente da Fenabrave, Arcelio Junior.
Marcas
Entre as marcas, o destaque segue com Volkswagen e Mercedes-Benz, que lideram juntas o mercado, com mais de 54 mil caminhões vendidos quando se soma as duas marcas.
Volvo é a terceira, com Scania e Iveco fechando a lista das cinco mais vendidas. No entanto, com importações, o mercado nacional teve emplacamentos de 20 marcas diferentes no país neste ano, incluindo chinesas, europeias e norte-americanas.
Modelos
Entre os caminhões mais vendidos se destaca o Volkswagen Delivery 11.180, que assumiu a liderança das vendas nesse ano e já abriu mais de 1.000 unidades de vantagem para o segundo colocado, que é o Volvo FH 540. Em terceira e quarta colocação seguem outros modelos Volvo, com o VM 290 e FH 460, seguido pelo DAF XF 530 na quinta colocação.
Elétricos
As vendas de caminhões elétricos tiveram alta em novembro no comparativo com outubro. No mês passado foram emplacados 34 desses caminhões no Brasil, com destaque para 16 unidades dos caminhões Nanjing, fabricados na China. Outra chinesa, a Foton, vendeu 9 caminhões, JAC 7 unidades, com Fuso e XCMG com 1 unidades cada.
A JAC é a líder nesse segmento no acumulado do ano, com 128 emplacamento, de um total de 316 unidades quando se soma todas as marcas e modelos, com VW Caminhões registrando 81 unidades do e-Delivery vendidas.

