O Governo de São Paulo divulgou, nesta quinta-feira (27), que reativou 8 mil leitos na rede estadual de saúde. Com a reativação de áreas e a reabertura de leitos, foi registrado um aumento de quase 20% nas internações nos últimos 12 meses, com um acréscimo de 380 mil registros, quando comparado com 2022.
A CNN Brasil teve acesso à informação em primeira mão.
Segundo a gestão estadual, a ampliação ajuda a reduzir as filas e aumentar o número de atendimentos nas unidades de saúde. Um dos programas que possibilitou essa expansão foi a ‘Tabela SUS Paulista’.
A Tabela SUS Paulista tem ampliado a oferta de internações e dado mais previsibilidade ao sistema, o que se traduz em mais cirurgias, mais procedimentos e melhor atendimento para quem precisa
A ‘Tabela SUS Paulista’ é um programa que complementa valores pagos pela tabela federal e permite ampliar cirurgias, internações e diversos procedimentos. Até agosto deste ano, mais de R$ 7,5 bilhões foram destinados às santas casas e entidades parceiras do SUS.
O Hospital Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, em Jaci, aumentou o número de internações de cerca de 2.000 em 2022 para 2.660 no último ano, após a reativação de leitos.
*Sob supervisão de Thiago Félix