Stranger Things”: relembre o que rolou em todas as temporadas

A primeira temporada de “Stranger Things” estreou há quase uma década. Desde então, ao longo de oito anos, a produção ganhou outras três temporadas — sendo a última lançada em 2022.

Muita coisa mudou no mundo desde que os primeiros episódios de “Stranger Things” foram ao ar — e isso pode dificultar a memória de quem deseja mergulhar de cabeça na história da quinta e última temporada, que chega à Netflix em 26 de novembro.

Pensando nisso, a CNN Brasil reviu todas as quatro primeiro temporadas e separou um resumo dos principais acontecimentos de cada uma delas.

Relembre os acontecimentos das quatro temporadas de “Stranger Things”

O que aconteceu na primeira temporada de “Stranger Things” (2016)?

A história começa com o clássico desaparecimento de Will Byers (Noah Schnapp) — que serve como chave para o desenvolvimento de toda série. O menino, ainda criança, some depois de voltar de bicicleta da casa de seu amigo Mike Wheeler (Finn Wolfhard) na cidade fictícia de Hawkins, Indiana.

Após buscas, o corpo de Will é encontrado em uma pedreira, mas sua mãe, Joyce (Winona Ryder), está convencida de que ele ainda está vivo e se comunicando com ela de “outro plano”. Jim Hopper (David Harbour), o chefe de polícia, percebe que Joyce não está louca depois de invadir o necrotério e descobrir que o corpo de Will é, na verdade, falso.

No decorrer dos episódios, fica claro que Will foi levado para uma dimensão alternativa conhecida como “Mundo Invertido”, cujo portal está localizado dentro de um laboratório do governo em Hawkins, administrado pelo Dr. Martin Brenner (Matthew Modine).

Em paralelo a isso, amigos de Will — Mike Wheeler, Dustin Henderson (Gaten Matarazzo) e Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin) — também fazem buscas pelo garoto e topam, no meio da floresta, com Onze (Millie Bobby Brown), uma garota com poderes psíquicos que fugiu do mesmo laboratório do governo que se encontra o portal.

O trio ajuda a proteger a garota antes que agentes do governo consigam encontrá-la.

Enquanto investigam o desaparecimento de Will, Joyce e Hopper visitam a mãe biológica de Eleven, Terry Ives (Aimee Mullins), mas a encontram em estado vegetativo. A irmã dela explica que, anos antes, Terry se envolveu em um estudo com o médico Brenner sem saber que estava grávida. Brenner sequestrou a filha de Terry, Jane (a Eleven), quando ela nasceu, e a menina se tornou um projeto de laboratório.

Enquanto isso, a irmã de Mike, Nancy Wheeler (Natalia Dyer), está procurando pela amiga Barb Holland (Shannon Purser), que desapareceu após ir a uma festa na casa do namorado de Nancy, Steve Harrington (Joe Keery). Descobre-se que Barb foi levada para o Mundo Invertido e morta pelo Demogorgon. Durante sua busca, Nancy se alia ao irmão de Will, Jonathan Byers (Charlie Heaton).

Nos últimos episódios é revelado que, quando Eleven era cobaia no laboratório, ela fez contato psíquico com uma criatura do Mundo Invertido — chamada de Demogorgon. Ao fazer isso, ela abriu involuntariamente o portal para o Mundo Invertido.

No final, Joyce e Hopper viajam para o Mundo Invertido e trazem Will de volta para casa e Eleven aparentemente morre usando seus poderes para derrotar a criatura.

O que aconteceu na segunda temporada de “Stranger Things” (2017)?

A temporada começa pacata, parece que tudo está tranquilo novamente e os personagens vivem felizes. Com exceção de Will, que ficou marcado pela estadia no Mundo Invertido.

Descobrimos, na verdade, que Eleven sobreviveu ao ataque à criatura e que foi encontrada por Hopper. Ele decide escondê-la em uma casa abandonada na floresta, para o governo não descobrir o paradeiro da menina com poderes.

A turma de Will, Mike, Lucas e Dustin ganha uma nova integrante: a recém-chegada na cidade Max Mayfield (Sadie Sink). Outro personagem que vira destaque é o irmão da menina, Billy (Dacre Montgomery).

Will começa a relatar que está sendo atormentado por um grande monstro do Mundo Invertido — que as crianças apelidam de “Devorador de Mentes”. O menino, aos poucos, começa a ficar em um estado de “posessão” e serve até mesmo como “espião” da criatura, que o controla sem descanso.

Alguns Demogorgons conseguem invadir o laboratório no qual se encontra Will e acabam matando seu padrasto, Bob (Sean Astin),que o acompanhava junto com Joyce e Hopper.

Enquanto Hopper fica ocupado ajudando Will e Joyce, Eleven foge para tentar descobrir sobre suas origens. A menina descobre o local no qual a mãe, Terry, mora e, fazendo contato psíquico com ela, vê que a mulher foi submetida a choques elétricos (que danificaram seu cérebro), por Brenner, quando descobriu que a filha estava sendo rato de laboratório.

Após isso, Eleven rastreia e encontra Kali (Linnea Berthelsen), uma também ex-cobaia do Laboratório de Hawkins.

Kali também tem poderes especiais e lidera uma gangue de criminosos que busca matar todos os envolvidos no laboratório. Quando Eleven não consegue matar um colega de Brenner, percebe que quer voltar para seu lar — com Hopper e os amigos.

Em paralelo, a trama de Nancy, Jonathan e Steve continua. A menina vive uma crise no relacionamento com Harrington e os dois decidem se afastar. Nancy, então, se une ainda mais ao irmão de Will em busca de provar que o laboratório esteve envolvido na morte de sua amiga, Barb. Os dois contam com a ajuda do teórico da conspiração Murray Bauman (Brett Gelman) nisso.

Durante a jornada dos dois, Nancy e Jonathan acabam cedendo a uma paixão e dormem juntos.

Ao fim da temporada, Eleven encontra os amigos de Hawkins e, com a ajuda de Hopper, usa todas as suas forças para fechar o portão.

O que aconteceu na terceira temporada de “Stranger Things” (2019)?

No início da terceira temporada, alguns casais estão formados: Nancy e Jonathan, Mike e Eleven e Max e Lucas.

Os dois casais mais jovens enfrentam problemas de comunicação, o que afasta Eleven e Max de Mike e Lucas nos primeiros episódios, unindo as meninas em uma grande amizade. Já Nancy e Jonathan começam a trabalhar juntos no jornal de Hawkins — ela como secretária e ele como fotógrafo.

O shopping Starcourt Mall é aberto em Hawkins e Steve começa a trabalhar em uma sorveteria do local. Ele faz uma nova amiga, Robin Buckley (Maya Hawke) — que logo vem a se juntar a gangue dos protagonistas tentando fugir das ameaças do Mundo Invertido.

Junto a Dustin e Erica (Priah Ferguson), irmã de Lucas, Steve e Robin tentam interceptar uma mensagem russa captada no rádio de Dustin enquanto ele tentava contatar a nova namorada Suzie (Gabriella Pizzolo), que mora em outra cidade. Isso os leva a descobrir uma base secreta sob o shopping, onde russos estão construindo uma máquina para abrir um portal para o Mundo Invertido.

Pelo jornal, Nancy e Jonathan começam a investigar uma infecção incomum nos ratos de Hawkins.

A investigação acaba se ligando a algo muito maior do que parecia: o meio-irmão de Max, Billy, está possuído pelo Devorador de Mentes e serve como seu novo hospedeiro, assim como Will na segunda temporada. Sob o controle do monstro, Billy começa a sequestrar pessoas e levá-las até a criatura, que assumiu a forma de uma gosma gigante, semelhante a uma aranha, feita de carne de rato.

Com a ajuda de Billy, o Devorador de Mentes reúne um exército de pessoas cujas mentes foram controladas por ele. Estas começam a se derreter e fundir ao bicho, deixando-o maior e ainda mais ameaçador.

Eleven ajuda Billy a lutar contra o controle do Devorador de Mentes, e ele salva a vida dela. A criatura mata Billy na frente de Max.

Enquanto isso acontece, Joyce, Hopper e Murray (que volta na nova temporada e também ajuda Joyce e Hopper no meio do caminho) se infiltram na base russa do shopping e destroem a máquina. Eles fecham o portal para o Mundo Invertido, o que, por sua vez, mata o corpo físico do Devorador de Mentes (embora isso não resolva o problema de ele permanecer vivo no Mundo Invertido). Mas Hopper aparentemente morre, pois está ao lado da máquina quando ela explode.

Três meses depois, com Hopper dado como morto, Joyce, Will e Jonathan se mudam para a Califórnia. Eleven, que perdeu seus poderes durante a batalha com o Devorador de Mentes, vai morar com a família Byers.

A temporada acaba com Eleven lendo uma carta emocionante que Hopper deixou a ela.

O que aconteceu na quarta temporada de “Stranger Things” (2022)?

A quarta temporada de “Stranger Things” é a mais longa e densa da série e prepara os personagens para a batalha final. Oito meses se passaram desde os últimos acontecimentos. Joyce, Will, Jonathan e Eleven ainda moram na Califórnia. Em Hawkins, Mike, Dustin e Lucas se juntaram a um grupo de Dungeons & Dragons liderado por Eddie Munson (Joseph Quinn), chamado Hellfire Club.

Max terminou com Lucas e ainda está sofrendo com a morte de Billy. Durante as férias, Mike viaja para a Califórnia para visitar Eleven. Na luta contra o Devorador de Mentes, a menina acabou perdendo os poderes.

A temporada foca em mostrar Vecna (Jamie Campbell Bower) surgindo como um novo vilão que mata jovens em Hawkins para abrir portais do Mundo Invertido.

Suas primeiras vítimas são Chrissy (Grace Van Dien) e Fred (Logan Riley Bruner), o que leva o grupo a investigar a origem do monstro. Max, ainda traumatizada pela morte do Billy, percebe que é a próxima e quase morre, mas é salva quando seus amigos descobrem que a música pode ser forte aliada para quebrar o transe — no caso dela, “Running Up That Hill”, de Kate Bush, sua canção favorita.

Paralelamente, Eleven, é levada pelo Dr. Owens, que trabalhou no laboratório, a um abrigo em Nevada para tentar recuperar seus poderes, onde reencontra Brenner. Lá, ela revive suas memórias do laboratório e descobre que o misterioso enfermeiro que a ajudava quando criança era Henry Creel, a primeira criança com poderes psíquicos que se teve registro. Ele assassinou a própria família ainda jovem e depois, mais velho, iniciou um massacre no laboratório. Ao tentar impedi-lo, Eleven o lançou ao Mundo Invertido, onde ele se transformou em Vecna.

Jason, namorado de Chrissy, culpa Eddie e incita a cidade contra o “Hellfire Club”. Durante uma nova incursão ao Mundo Invertido, Nancy tem visões de Vecna destruindo Hawkins quando quatro portais forem abertos. Só faltaria matar uma pessoa, já que um amigo de Lucas acabou morrendo, também, ao longo dos episódios.

Enquanto isso, Joyce e Murray viajam até a Rússia e resgatam Hopper, que estava preso e sendo forçado a lutar contra criaturas do Mundo Invertido. Eles destroem monstros na prisão para enfraquecer Vecna, já que todos compartilham de uma consciência coletiva.

Com Max ainda marcada por Vecna, o grupo cria um plano final: ela serviria de isca enquanto os outros atacariam o covil do vilão no Mundo Invertido. Eddie toca guitarra para afastar morcegos e acaba morrendo. Eleven, em transe dentro da mente de Max, enfrenta Vecna. No covil, Nancy, Steve e Robin o incendiam e o atacam até ele cair — mas seu corpo desaparece.

Vecna consegue matar Max por alguns segundos, o que completa o quarto portal e abre enormes fendas que destroem parte de Hawkins. Eleven a traz de volta, mas Max entra em coma.

Dois dias depois, Hawkins está devastada e as mortes são atribuídas a um terremoto. Eddie é injustamente visto como culpado, e Max permanece hospitalizada. Hopper se reencontra com Eleven, e Will revela que consegue sentir que Vecna está ferido, porém ainda vivo.

Assista ao trailer da quinta e última temporada de “Stranger Things”

VER NA FONTE