Michael Caine e mais: os artistas que cederam suas vozes para clonagens de empresas de IA

O ator britânico Michael Caine, que atua em filmes de sucesso como Batman: o Cavaleiro das Trevas (2008) e Um Golpe à Italiana (1969), firmou uma parceria com a empresa de inteligência artificial generativa ElevenLabs, com o objetivo de que sua voz possa ser clonada e utilizada em serviços da empresa. Outras estrelas, vivas e mortas, também seguem a mesma linha de eternizar suas vozes para criação de conteúdo editorial e comercial. 

A doação de Caine foi destinada a uma plataforma chamada Iconic Voice Marketplace, que proporciona a criação de conteúdo com vozes de pessoas famosas. A plataforma media o usuário interessado em criar conteúdo com a inteligência artificial em áudio e o detentor dos direitos autorais da voz. Sobre a iniciativa, Caine comentou: “Durante anos, emprestei minha voz a histórias que emocionaram as pessoas — histórias de coragem, de sagacidade, do espírito humano. Agora, estou ajudando outros a encontrarem a sua”.

Além de Caine, o ator Matthew McConaughey, de Interestelar e Como Perder um Homem em 10 dias, investiu dinheiro na ElevenLabs e é um colaborador assíduo da empresa desde 2022. Sua voz está sendo gerada por IA para uma versão em espanhol da sua newsletter Lyrics of Livin, que será lida com sua voz. Juntam-se a eles no Iconic Voice Marketplace Liza Minelli (Cabaret) e Art Garfunkel (Ânsia de Amar). Personalidades icônicas já falecidas também estão no rol de vozes utilizadas pela ElevenLabs, como os atores John Wayne (1907-1979) e Judy Garland (1922-1969), o jornalista brasileiro Cid Moreira (1927-2024), os escritores Maya Angelou (1928-2014) e Mark Twain (1835-1910) e os cientistas Alan Turing (1912-1954), Thomas Edison (1847-1931) e J. Robert Oppenheimer (1904-1967). 

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

VER NA FONTE