O piloto Rafael Câmara fez um balanço da temporada 2025, marcada pelo título dele na Fórmula 3, em agosto.
O jovem de 20 anos foi o segundo brasileiro campeão da categoria, depois de Gabriel Bortoleto, atual piloto da Sauber na Fórmula 1, que conquistou o troféu em 2023.
O pernambucano definiu seu trabalho esse ano como sólido e destacou a preparação para o que foi seu ano de estreia na categoria.
“Foi um ano muito sólido, como um novato estreando na categoria. Acho que a preparação é muito importante, isso a gente fez muito bem feito com a Trident, toda a preparação pré-temporada, que começou no final de 2024″, avaliou em entrevista ao ge tv.
Câmara relembrou o início do campeonato da Fórmula 3 e ressaltou a evolução pessoal e da equipe Trident ao longo da competição.
“Em Melbourne vimos que começamos na direção certa, depois foi só continuar focado nos detalhes que precisávamos para melhorar. O carro também, nos testes do Bahrein, naqueles três dias, a gente conseguiu fazer um outro passo com o setup”, detalhou.
‘E durante a temporada, sempre ficamos muito focados em continuar melhorando por ser um carro novo e saber que as outras equipes iam encontrar o setup do carro e ser competitivas”, lembrou Rafa.
O piloto também destacou a importância do lado mental, avaliando que soube lidar com os momentos ruins que viveu na temporada.
“Da minha parte, do lado mental, acho que sempre foi muito forte em relação em entender quando as coisas estavam dando errado, entender e não se abalar muito. Sempre focar no que estava ao meu controle, tentando melhorar a cada corrida”, continuou.
“Acho que foi isso que a gente demonstrou também com a equipe nas sprints. (…) Fomos crescendo, só fui melhorando durante o ano, e a equipe melhorando com o carro. Acho que foi isso que fez a gente ter uma temporada tão especial”, encerrou o brasileiro.
Preparação para a Fórmula 2
Câmara já foi confirmado na Fórmula 2 em 2026, como piloto da Invicta Racing, equipe em que Bortoleto foi campeão em 2024.
Ele revelou que iniciou a preparação para o próximo desafio da carreira logo após a última etapa da F3.
“Depois que acabou Monza, já comecei as preparações para a Fórmula 2. Um pouco de simulador com a equipe Invicta e também na preparação física para ganhar um pouco mais de força para o carro da Fórmula 2, que é um pouco mais pesado”, afirmou.