Mercedes-Benz eActros 600 passa por crash test para avaliar segurança das baterias

Imagem de Mercedes-Benz

Um significativo investimento na hora de desenvolver um veículo de qualquer tipo se dá pela segurança. Grandes equipes de engenharia das fabricantes investem muito tempo para analisar todos os riscos a que um veículo possa ser submetido, sempre focando na proteção máxima aos ocupantes.

Com os veículos elétricos isso não é diferente, e acaba sendo até mais necessário. Isso porque as baterias presentes nesses veículos possuem enormes quantidades de energia em um pequeno espaço, e isso representa um sério risco se houver um dano, mesmo que seja à uma única célula da bateria.

Durante a fase de desenvolvimento do Mercedes-Benz eActros 600, o maior caminhão elétrico da Mercedes-Benz, uma equipe interna de pesquisa de acidentes da Mercedes-Benz Trucks analisou dados reais de acidentes e os aplicou especificamente aos elementos de design do veículo, com objetivo de adaptar consistentemente as medidas de proteção a cenários típicos de acidentes com caminhões pesados.

Depois de muito trabalho em laboratório, é necessário confirmar os cálculos por meio de simulações no mundo real. E é aí que entram os testes de colisão em ambientes controlados. Os famosos crash tests simulam impactos em vários ângulos contra o caminhão. Para esse elétrico, o mais importante era o impacto lateral em T, onde um veículo atinge diretamente as baterias do caminhão elétrico.

Uma barreira móvel deformável, simulando um carro, com peso e área de impacto muito similares ao padrão normal de um automóvel, atingiu a área das baterias do caminhão. Apesar de a força aplicada ao local ser impressionante, todo o sistema de baterias de alta tensão e todos os componentes elétricos permaneceram intactos.

Isso acontece porque as baterias são instaladas em uma área com uma série de reforços estruturais, com uma arquitetura de chassi desenvolvida exclusivamente para acomodar as baterias e suportar colisões pesadas.

Antes do teste, foram realizadas análises baseadas em simulação, e os sensores foram instalados e calibrados com precisão; cada componente foi adaptado especificamente ao cenário de teste.

No momento do impacto, uma massa significativamente maior que uma tonelada se choca contra a lateral do caminhão a uma velocidade superior a 50 km/h.

O sistema elétrico do caminhão, desenvolvido para atender a rigorosos requisitos internos relativos à tecnologia de isolamento, proteção mecânica e componentes de proteção contra incêndio, suporta uma série de riscos potenciais, mesmo em caso de danos graves.

Depois do teste de impacto no mundo real, a equipe de engenharia realiza uma verificação especial de cada componente, e então é realizada a desmontagem completa de todos os sistemas, permitindo a análise de danos reais com base em dados de simulação.

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