O festival de música The Town volta a agitar o país nos próximos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro. Dentre diversas atrações anunciadas, como Travis Scott, Green Day e Katy Perry, priorizar o descanso e o bom sono é fundamental para curtir os dias de evento.
São longas horas de deslocamento, filas e maratonas musicais que exigem preparo. Otorrinolaringologista especialista em medicina do sono e coordenador científico do grupo Bonviv Brasil, Paulo Reis ressalta à CNN que o sono é peça-chave para aproveitar a experiência com disposição, segurança e boas lembranças.
“Dormir bem garante energia, bom humor e recuperação muscular. Sem isso, a resistência despenca, você sente mais dores, fica mais cansado e até a tomada de decisões fica comprometida, aumentando riscos de exageros no álcool, quedas e até resfriados pela diminuição de imunidade”, explica. “Dormir é o que recarrega nossa bateria para maratonar shows e enfrentar filas e deslocamentos sem virar um zumbi. Dormir bem na véspera melhora foco e memória, então você aproveita mais e lembra melhor do que viu.”
A ansiedade antes do festival, a adrenalina após os shows e o consumo de álcool e energéticos estão entre os fatores que mais prejudicam o sono.
“O álcool pode até dar sono, mas fragmenta o descanso, reduz o sono profundo e provoca desidratação. Já cafeína e energéticos dificultam ainda mais desligar o corpo e a mente”, alerta o especialista.
Estratégias para recuperar energia
Para garantir noites de sono reparadoras, o médico recomenda criar um ambiente relaxante antes de dormir — manter o quarto escuro e silencioso — além de apostar em alimentação leve. Entre um dia e outro de shows, é fundamental repor as horas de descanso perdidas, hidratar-se com água ou bebidas isotônicas e evitar excessos no consumo de álcool e cafeína.
“Para minimizar o ‘after’ do cansaço, tente repor o tempo de sono perdido tão logo tenha oportunidade, faça um cochilo tático de 30-40 minutos no início da tarde, tome sol de manhã para dar aquele ‘reset’, hidrate-se com eletrólitos e coma proteína com carboidrato nas refeições. Usar cafeína em doses pequenas durante o dia também pode ajudar a aguentar o ritmo”, completa Paulo.
Outro ponto importante é a proteção auditiva. A exposição prolongada a sons muito altos pode causar zumbido temporário, que atrapalha o sono e a recuperação. Para prevenir, o especialista recomenda evitar ficar próximo às caixas de som, fazer pausas em locais mais silenciosos e, sempre que possível, usar protetores auriculares. “Se o zumbido aparecer, use ruídos de fundo, como ventilador ou sons de chuva, para ajudar a dormir melhor. Seus ouvidos e seu descanso agradecem”, orienta o médico.