Mariangeles Maia, ex-primeira-dama do Rio de Janeiro e figura central na vida pública da cidade, faleceu nessa sexta-feira (5), aos 76 anos. Natural de Santiago, Chile, ela foi casada por 56 anos com o ex-prefeito e vereador Cesar Maia, e é mãe do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. A causa da morte não foi revelada.
A informação da morte foi divulgada pelas redes sociais de Rodrigo Maia, destacando os feitos da ex-primeira-dama. Durante 12 anos, Mariangeles Maia esteve à frente das obras sociais do Rio.
Entre suas iniciativas, destacam-se a criação de cozinhas comunitárias, casas de convivência para idosos e abrangentes programas de capacitação profissional.
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro prestou homenagem por sua luta por “uma cidade mais justa”. Em uma emocionante despedida, Rodrigo Maia a descreveu como o “alicerce” da família, que sempre guiou seus passos.

Luto oficial
Em sinal de profundo respeito e reconhecimento, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro declarou luto oficial de três dias. A Casa Legislativa expressou solidariedade ao ex-prefeito Cesar Maia, aos filhos Daniela e Rodrigo, e demais familiares e amigos neste momento de dor.
O velório de Mariangeles Maia será realizado no Palácio da Cidade do Rio de Janeiro, localizado na Rua São Clemente, 360, em Botafogo, no domingo (7) de setembro, das 10h às 12h, onde amigos e familiares poderão prestar as últimas homenagens.