Bolsonarismo se incomoda com pressão pró-Tarcísio

A possibilidade do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se tornar o principal nome da direita para as eleições de 2026 está gerando tensões internas no campo político conservador. As frequentes menções a Tarcísio por Lula, inclusive durante reunião ministerial, somadas à pressão do Centrão e do mercado, o projetado como potencial candidato. A apuração é da analista de Política Jussara Soares para o CNN Prime Time.

A movimentação em torno do nome de Tarcísio tem causado desconforto no núcleo mais próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Interlocutores indicam que há preocupação com um possível ofuscamento da influência de Bolsonaro no campo conservador, caso o governador ganhe mais protagonismo político.

Em meio a esse cenário, surgem indicações de que Michelle Bolsonaro seria vista com mais confiança por Bolsonaro para uma eventual disputa em 2026. Em nota, Michelle afirmou que “Bolsonaro é quem escolhe o candidato da verdadeira direita”, sinalizando alinhamento com as decisões do ex-mandatário.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, em visita a Bolsonaro, reafirmou que o partido acatará a decisão sobre o candidato para 2026. Quando questionado especificamente sobre a possibilidade de Michelle ser a escolhida, foi enfático: “Bolsonaro é quem decide”.

A situação evidencia uma divisão crescente dentro do campo conservador, com o embate entre a ascensão natural de Tarcísio, impulsionada por diversos setores da sociedade, e a resistência do núcleo mais próximo a Bolsonaro, que busca manter seu controle sobre os rumos da direita brasileira.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

VER NA FONTE