Barcos da Previdência Social serão utilizados como solução alternativa de hospedagem durante a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que acontecerá em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro de 2025.
A iniciativa surge como resposta às preocupações sobre a capacidade de acomodação e os preços elevados na cidade durante o evento.
A informação foi apurada pela âncora Débora Bergamasco, que explicou a dinâmica no Agora CNN.
Os chamados PREVbarcos, que normalmente funcionam como agências flutuantes da Previdência Social para atender populações ribeirinhas, indígenas e quilombolas em regiões remotas do Pará, serão temporariamente adaptados para servir como hospedagem.
Cada embarcação tem capacidade para acomodar 34 pessoas, totalizando 68 vagas disponíveis.
Estrutura e acomodações
Apesar de apresentarem instalações simples, os barcos dispõem de toda infraestrutura necessária, incluindo banheiros e cozinha.
Durante o período da conferência, as embarcações ficarão atracadas próximas ao local do evento, suspendendo temporariamente seus serviços regulares de atendimento à população.
A iniciativa partiu de Wolney Queiroz, ministro da Previdência Social, que já reservou uma das acomodações para si e estendeu o convite a outros participantes do evento.
Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, foi uma das convidadas a se hospedar nas embarcações, embora ainda não tenha confirmado.
A medida representa uma solução criativa para o desafio logístico de acomodar os participantes da COP30, demonstrando o aproveitamento de recursos já existentes para viabilizar a realização do evento internacional em Belém.