Na próxima segunda-feira (25), o Corinthians definirá seu próximo presidente de maneira indireta. Apesar disso, a Gaviões da Fiel, principal organizada do clube, convocou a torcida para estar presente no Parque São Jorge, local onde os conselheiros se reunirão para definir o futuro do clube.
Em nota oficial, a torcida deixou claro que não apoia nenhuma candidatura e que a votação vai “muito além dos nomes: é a estrutura viciada e antidemocrática que mantém o clube refém de interesses internos” – leia a nota completa abaixo.
Além da convocação dos torcedores, a Gaviões ainda voltou a pedir agilidade na investigação dos ex-presidentes Andrés Sanchez e Duílio Monteiro Alves, muito por conta do uso irregular dos cartões corporativos, e também a reforma do estatuto.
A eleição no Corinthians acontece na próxima segunda-feira (25).Os candidatos serão André Castro, Roque Citadini e Osmar Stabile, presidente interino.
Leia nota completa
Na próxima segunda-feira (25), o Conselho Deliberativo do Corinthians escolherá, mais uma vez de forma indireta, quem será o presidente do clube até o fim de 2026. São 299 conselheiros, entre vitalícios e trienais, que decidirão – enquanto a Fiel Torcida segue excluída do processo.
Ainda não temos a confirmação de todos os candidatos inscritos, mas deixamos claro que não apoiamos nenhuma candidatura específica. O que está em jogo vai muito além dos nomes: é a estrutura viciada e antidemocrática que mantém o clube refém de interesses internos.
O Gaviões da Fiel reafirma seu compromisso com a fiscalização e cobrança de qualquer integrante ligado à Renovação e Transparência – grupo que há anos manipula os bastidores do clube, com práticas que colocam em risco a credibilidade do Corinthians. Além disso, não podemos permitir que qualquer candidato apoiado por Andrés Sanchez assuma a presidência, pois isso representaria a continuidade do mesmo grupo que só tem prejudicado o clube.
Exigimos que o Conselho Deliberativo tenha a mesma agilidade para investigar os ex-presidentes Andrés Sanchez e Duílio Monteiro Alves, especialmente sobre o uso irregular dos cartões corporativos. A impunidade não pode ser regra.
Esperamos que Romeu Tuma Jr., presidente do Conselho, abra imediatamente o diálogo com a torcida para a reforma urgente do estatuto após a eleição. O Corinthians precisa de democracia, transparência e respeito à sua maior força: o povo.
Por isso, convocamos a Fiel para comparecer pacificamente em frente ao Parque São Jorge nesta segunda-feira (25), a partir das 16h, para acompanhar esse processo de eleição indireta.