O influenciador Hytalo Santos e seu parceiro, Israel Nata Vicente, foram detidos preventivamente em Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo, nessa sexta-feira (15). A prisão foi realizada pela Polícia Civil de São Paulo em cumprimento a ordens expedidas pela Justiça da Paraíba.
Veja próximos passos após prisão de influenciador
As investigações, lideradas pelo Ministério Público da Paraíba e pelo Ministério Público do Trabalho, estão focadas em crimes como tráfico de pessoas, exploração sexual infantil e trabalho infantil artístico irregular, relacionados a conteúdos veiculados nas redes sociais.
O caso ganhou muita atenção após denúncias sobre a adultização de crianças e adolescentes feitas em um vídeo do influenciador Felca, que já atingiu a marca de 42 milhões de visualizações.
Cronologia dos fatos
A investigação teve início em 2024, quando o Ministério Público da Paraíba começou a apurar denúncias de violação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O caso ganhou ampla visibilidade, no último dia 6 de agosto, com a publicação do vídeo “Adultização”, do youtuber Felca, que detalhava a exposição dos jovens nas redes sociais de Hytalo.
Suspeita é de que Hytalo e marido tentavam fugir e se esconder, diz polícia
Após a repercussão, a Justiça da Paraíba determinou, em 12 de agosto, a suspensão de todos os perfis de Hytalo nas redes sociais. No dia seguinte, foi expedido um mandado de busca e apreensão em sua residência. Hytalo se pronunciou negando as acusações, mas a investigação avançou.
A prisão nessa sexta-feira (15) ocorreu após uma força-tarefa envolvendo autoridades federais, da Paraíba e de São Paulo. Durante a ação, a polícia apreendeu oito celulares e um veículo de luxo. A defesa do influenciador afirmou que solicitará um Habeas Corpus.
A audiência de custódia foi marcada para este sábado (16) em Osasco.
Veja imagens da casa onde Hytalo Santos e o marido foram presos
Veja cronologia dos fatos
O que diz a defesa de Hytalo Santos
A defesa de Hytalo Santos se pronunciou após o influenciador e seu marido, Israel Nata Vicente, serem presos, em Carapicuíba, na Grande São Paulo, após mandados de prisão preventiva serem expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux, da Paraíba.
Em nota, a defesa de Hytalo Santos diz que não teve acesso ao conteúdo da decisão que ordenou a prisão e que vai pedir a liberdade do influencer.
Nota – Defesa Hytalo Santos
“A defesa de HYTALO SANTOS informa que recebeu, na manhã desta sexta-feira (15), a notícia da expedição de ordem de prisão contra seu cliente.
Até o momento, não tivemos acesso ao conteúdo da decisão que determinou a medida extrema, o que impossibilita uma manifestação mais detalhada. Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas judiciais cabíveis para resguardar os direitos de HYTALO, inclusive com o ingresso de Habeas Corpus, se for necessário.
Reafirmamos a inocência de HYTALO SANTOS, que sempre se colocou à disposição das autoridades. A defesa permanece acompanhando o caso de forma atenta e responsável, confiando no devido processo legal e na sensatez do Poder Judiciário.”