
As marcas do Grupo Traton, que são Scania, MAN, International e Volkswagen, estão baseando os avanços tecnológicos de seus trens de força nos motores Scania Super. Para as outras marcas do grupo, esse motor se chama CBE, e é usado com a plataforma Scania, mas detalhes técnicos diferentes para cada marca.
Na International, esses motores são o S13. Na MAN, lançados mais recentemente, são chamados de D30 PowerLion. A VW ainda deve demorar para ter esses motores em sua linha, prevista para 2028.
Agora, caminhões MAN TGX equipados com essa motorização foram testados em uma campanha abrangente da montadora com a imprensa europeia, com mais de 33.500 quilômetros rodados, e os resultados surpreenderam.
De acordo com a MAN, no teste de consumo independente, o MAN TGX, equipado com um motor D30 completamente novo, transmissão MAN TipMatic otimizada e melhorias aerodinâmicas, apresentou uma economia média de combustível de cerca de cinco por cento em comparação com o modelo anterior com motor D26.
Comparados aos concorrentes atuais testados em rotas idênticas, os modelos MAN TGX de 520 e 560 cv alcançaram ganhos de eficiência de até 3,5 litros por 100 km.
“Nosso sistema de transmissão PowerLion demonstra de forma impressionante o quão potente a mais recente tecnologia diesel pode ser em veículos comerciais: extremamente eficiente em termos de combustível, com baixas emissões e, ainda assim, tão potente que nossos clientes podem dominar qualquer tarefa de transporte com confiança. Uma vantagem para o meio ambiente, para as empresas de transporte e para a viabilidade futura da logística”, afirma Friedrich Baumann, membro do Conselho Executivo de Vendas e Soluções para o Cliente da MAN Truck & Bus.
De acordo com as publicações especializadas, a média de consumo do caminhão em vários testes superou os 4,76 km/l, ou cerca de 21 litros consumidos a cada 100 quilômetros rodados.
Os motores MAN D30 PowerLion são disponível com potências entre 380 e 560 cavalos, com torque entre 2.100 a 2.800 Nm.