O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) afirmou nesta quarta-feira (30) que o objetivo da comitiva brasileira que viajou aos Estados Unidos nesta semana não era resolver a questão do tarifaço anunciado pelo presidente americano, Donald Trump, mas abrir caminhos para a negociação.
“Essa história está só começando, ninguém tinha a pretensão de sair daqui com isso resolvido. É importante dizer que a gente conseguiu abrir sim canal de conversa, tanto do lado republicano quanto do lado democrata. Essa atitude perde o Brasil e perde os Estados Unidos”, disse Trad em entrevista coletiva da comissão de senadores brasileiros.
A comitiva de senadores viajou aos EUA para tentar negociar as tarifas de 50% impostas aos produtos brasileiros no início desta semana e cumpriu uma série de reuniões com congressistas norte-americanos e representantes do setor produtivo do país.
Esses parlamentares brasileiros tentam construir o caminho para reverter — ou ao menos postergar — a decisão anunciada por Trump. A nova alíquota deve entrar em vigor a partir do dia 1º de agosto.
A delegação é composta por oito senadores:
- Tereza Cristina (PP-MS)
- Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)
- Rogério Carvalho (PT-SE)
- Carlos Viana (Podemos-MG)
- Fernando Farias (MDB-AL)
- Esperidião Amin (PP-SC)
*Sob supervisão de Renata Souza