A Mercedes-Benz apresentou a nova geração do Axor no Brasil, resgatando um dos caminhões extrapesados mais tradicionais do mercado. Conforme o vice-presidente da marca, Jefferson Ferrarez, o novo Axor chega mais robusto, econômico e conectado. Nesse sentido, o design do modelo tem a mesma linha dos irmãos Actros e Arocs.
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Duas opções de motor e novo visual
Nesta nova geração, o Axor chega com motor Mercedes-Benz OM 460 Euro 6, de 13 litros. Assim, substitui o antigo 12 litros da versão Euro 5, com duas faixas de potência: 380 cv e 450 cv, ambas alinhadas com a tendência na categoria. Segundo a montadora, a gama chega com mais desempenho e menor consumo e emissões – os pilares deste lançamento.
Além do novo conjunto mecânico, o caminhão ganhou grade frontal redesenhada, para-choque mais largo e faróis atualizados. Dessa forma, oferece maior iluminação e resistência, especialmente na configuração com suspensão metálica para aplicações que necessitam de mais robustez.

Conforto e segurança em destaque
Outra novidade importante está na cabine. O Axor passa a contar com volante multifuncional, painel digital de 12,7”, partida por botão e câmbio automatizado com alavanca na coluna de direção. Os bancos têm novas regulagens e a cama segue o padrão de conforto valorizado pelo transportador brasileiro.
Além disso, altura do túnel foi aumentada em 200 mm. Dessa forma, melhora a movimentação interna e garante mais espaço e praticidade na cabine leito.
No quesito segurança, o Axor também evoluiu, mas muito por força de lei. O caminhão conta de série com freios EBS, ABS, controle de tração ASR, controle eletrônico de estabilidade ESC e assistente de partida em rampa. Como opcionais, há faróis de neblina e freio-motor de alta performance.
Versatilidade para diferentes aplicações
A nova linha contempla duas versões principais. Ou seja, Axor 2038 4×2, com 380 cv, ideal para tracionar semirreboques de dois eixos, e Axor 2545 6×2, com 450 cv, preparado para combinações de três ou quatro eixos, com capacidade de até 58,5 toneladas. As opções de suspensão são metálica ou pneumática, esta última de série em algumas configurações. A suspensão de cabine pneumática é de série em ambos os modelos.
De acordo com Ferrarez, o segmento de extrapesados 4×2 e 6×2 respondeu por 25% do mercado no primeiro semestre de 2025, reforçando a importância estratégica de retornar com o Axor nessa faixa de produtos. “A nossa linha, que já era a mais completa, ficou ainda mais abrangente. Por isso queremos vender 1 mil unidades do modelo ainda neste ano”, afirmou o executivo.
Rede de serviços mais ampla
Para sustentar esse crescimento, a Mercedes-Benz segue investindo na rede de peças e serviços. Segundo o vice-presidente, o foco é ampliar o suporte ao cliente e garantir disponibilidade dos veículos em operação. “Estamos preparados para o segundo semestre com um portfólio competitivo e completo, do leve ao extrapesado”, concluiu Ferrarez.
Nesse sentido, neste primeiro mês, o Axor chega com preço promocional. Na versão de 380 cv 4×2, o modelo custa neste primeiro mêsde lançamento R$ 698 mil. Já a versão de 450 cv 6×2 custa neste período R$ 738 mil. Depois desse período, os caminhões devem ter acréscimo de cerca de 3%.