Axor 2025: Mercedes-Benz relança o clássico modelo com mais potência, conforto e tecnologia

Imagem de Mercedes-Benz Caminhoões

A Mercedes-Benz do Brasil celebra um momento marcante com o relançamento do Axor, um caminhão extrapesado que é sinônimo de sucesso e confiabilidade no mercado brasileiro há mais de duas décadas. Com mais de 100 mil unidades vendidas, o Axor não é apenas um veículo, mas se tornou um parceiro de estrada que agora retorna ainda mais moderno, tecnológico e preparado para os desafios do transporte de cargas no Brasil.

O novo Axor chega em dois novos modelos: Axor 2038 4×2 e Axor 2545 6×2, que são a aposta da Mercedes-Benz para o transporte rodoviário e operações logísticas de médias e longas distâncias. Renovados, agora eles vêm equipados com a avançada tecnologia BlueTec 6, atendendo às exigentes normas de emissão do Proconve P8 (Euro 6), um passo importante para um futuro mais sustentável nas estradas.

Imagem de Mercedes-Benz Caminhoões

“O novo Axor vem dar continuidade a uma história de sucesso de mais de 20 anos, com mais de 100.000 unidades vendidas no País e nas exportações. Ele chega para ocupar novamente seu lugar no coração dos estradeiros e também na razão, porque entrega muito mais em desempenho, economia, praticidade e confiabilidade”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.  Segundo ele, o Axor está mais robusto, forte, confortável e seguro, e sua fácil manutenção no dia a dia promete mais eficiência e rentabilidade aos clientes.

Ambição e Liderança: A Visão da Mercedes-Benz para 2025

A Mercedes-Benz não esconde sua ambição. Com um mercado de caminhões extrapesados 4×2 e 6×2 representando 26% do total em 2024, a empresa enxerga um grande potencial. “Queremos emplacar mais de 1.000 unidades do novo Axor ainda em 2025”, revela Ferrarez. Esse otimismo se baseia em um portfólio de caminhões que agora conta com 45 modelos, abrangendo desde os leves até os extrapesados.

Imagem de Mercedes-Benz Caminhoões

O ano de 2025 começou com o pé direito para a Mercedes-Benz. A empresa registrou um crescimento de 13% no volume de vendas no primeiro semestre, com 12.910 caminhões emplacados, e alcançou 25% de market share, um aumento de 3,6 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Isso a coloca como a marca que mais cresceu entre seus principais concorrentes, mesmo em um mercado desafiador.

Imagem de Mercedes-Benz Caminhoões

Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks e ex-presidente da Mercedes-Benz do Brasil, fez questão de vir ao Brasil para o lançamento, demonstrando a importância do país para a empresa globalmente. “Estou muito orgulhoso de ver o novo Axor sendo apresentado ao mercado brasileiro. Eu estou convencido de que este novo veículo tornará o trabalho de nossos clientes mais fácil e bem-sucedido”, declarou Puchert, que vê um grande potencial de mercado para o Axor, tanto no Brasil quanto nas exportações.

Design Robusto, Desempenho Aprimorado e Conforto Inovador

O novo Axor não é apenas uma atualização, é uma evolução. Seu design moderno se alinha aos caminhões rodoviários da marca, transmitindo uma imagem de robustez, evidente na nova grade frontal e no para-choque mais largo. Os faróis, disponíveis como halógenos ou LED (com opção de grade de proteção), garantem melhor iluminação e maior durabilidade.

Imagem de Mercedes-Benz Caminhoões

Por dentro, o conforto é prioridade. As duas opções de cabine, com Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo. contam com suspensão pneumática de série, elevando o padrão de bem-estar do motorista. O túnel baixo de apenas 200 mm otimiza o espaço interno, facilitando a movimentação e a ergonomia. O volante multifuncional de série, o novo painel, a partida por botão, a chave inteligente e a alavanca do câmbio integrada à coluna de direção são detalhes que fazem a diferença no dia a dia. Para o descanso, a cama segue o padrão de conforto que o motorista brasileiro aprecia, e a geladeira, vendida como opcional, agrega ainda mais comodidade.

Imagem de Mercedes-Benz Caminhoões

No coração do Axor pulsa o novo motor OM 460 LA de 13 litros Euro 6, substituindo o antigo de 12 litros. Ele está disponível em duas versões de potência: 380 e 450 cavalos, oferecendo não só mais força, mas também maior economia e menor emissão de poluentes. O sistema de freio auxiliar conta com o renomado Top Brake de série, com opção de Retarder para ainda mais segurança. A transmissão fica por conta do câmbio automatizado Powershift 3 Advanced de 12 velocidades, com modos de operação que otimizam a condução para diferentes situações, garantindo agilidade e economia.

Segurança em Primeiro Lugar e Versatilidade Sem Limites

A segurança é um dos pilares do novo Axor. O caminhão vem equipado com um pacote completo de tecnologias que garantem uma condução mais segura e tranquila: EBS (freio eletrônico), ABS (antitravamento), ASR (controle de aderência), Hill Holder (assistência de partida em rampa), ESC (controle eletrônico de estabilidade), EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e ESS (luz de freio de emergência). Além disso, conta com alarme de ré e farol em LED (opcional), e uma bateria de alta ciclagem de 230 Ah para maior vida útil do sistema elétrico.

Com chassi similar ao do Actros e quinta roda reforçada, o novo Axor herda o DNA de robustez dos caminhões extrapesados da Mercedes-Benz. Ele se destaca pela maior capacidade de carga, com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de até 62 toneladas nas versões 4×2 e 6×2, podendo chegar a 68 toneladas na versão exclusiva com redução nos cubos. A suspensão metálica, com suspensor na versão 6×2, é conhecida por sua durabilidade e resistência.

Imagem de Mercedes-Benz Caminhoões

A versatilidade do Axor sempre foi um de seus pontos fortes, e no novo modelo, essa característica foi ainda mais potencializada. As duas versões de cavalo mecânico – 2038 4×2 (380 cavalos) e 2545 6×2 (450 cavalos) – são indicadas para uma gama variada de aplicações, desde baú e sider até graneleiro, báscula, container, tanque de combustível, frigorificado, cegonheiro e prancha carrega tudo. O Axor 2038 4×2 é ideal para implementos de 2 e 3 eixos, enquanto o Axor 2545 6×2 pode tracionar semirreboques de 2, 3 ou 4 eixos, em configurações de até 58,5 toneladas, adaptando-se perfeitamente às diversas necessidades do cliente.

Testes Extenuantes: A Prova da Confiabilidade Mercedes-Benz

Para garantir que o novo Axor atendesse aos mais altos padrões de qualidade, funcionalidade, robustez, durabilidade e confiabilidade, a Mercedes-Benz o submeteu a um regime de testes exaustivo, desde 2021 até 2025. No Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis (CTVI) e em estradas reais, foram realizados: um ano de testes estruturais, 300 mil km de testes de Endurance com carga máxima, e 193 semanas de testes funcionais. Além disso, o caminhão passou por 72 semanas de homologações, cerca de 1.000 horas de testes de durabilidade em bancos de provas e 7.000 horas de simulações numéricas computacionais.

Imagem de Mercedes-Benz Caminhoões

“Para se ter uma ideia do rigor com o desenvolvimento do novo Axor, numa comparação de grandeza, foram mais de 7 voltas ao redor da Terra em testes de durabilidade na aplicação real do produto. É dessa forma que garantimos aos nossos clientes mais um produto Mercedes-Benz robusto e confiável”, enfatiza Jefferson Ferrarez.

Ecossistema Completo de Soluções para o Transportador

O lançamento do Axor não é apenas sobre o caminhão, mas sobre um ecossistema completo de suporte ao cliente. A Mercedes-Benz reforça seu compromisso com um pacote robusto de Peças & Serviços. A maior Rede de Concessionários do Brasil, com mais de 180 pontos estratégicos, garante agilidade e conveniência em todo o país.

O portfólio de peças inclui Peças Genuínas, que oferecem máxima qualidade, e a linha Renov, com peças remanufaturadas que unem economia e sustentabilidade, ambas com 2 anos de garantia para peças instaladas na rede. Os Planos de Manutenção, como o BestBasic (serviços essenciais) e o Complete (cobertura total preventiva e corretiva), oferecem previsibilidade e controle de custos.

A conectividade também é um diferencial: o Novo Portal Fleetboard, com design moderno e intuitivo, oferece uma visão completa da frota, otimizando a eficiência e o tempo de operação. Clientes do novo Axor também se beneficiam do Mercedes Club, o programa de fidelidade que recompensa cada R$ 1,00 gasto em peças e serviços com 1 ponto, trocável por diversas recompensas. Para quem busca personalizar o veículo, os acessórios Alliance Truck Parts oferecem itens como geladeira, TV Digital e defletores de ar. E para um atendimento prático e rápido, o ZapBenz, canal oficial da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus no WhatsApp, disponibiliza informações e suporte na palma da mão.

O Banco Mercedes-Benz: Seu Parceiro Financeiro na Estrada

Para fechar o círculo de soluções, o Banco Mercedes-Benz (BMB), líder em financiamentos da marca, oferece um portfólio completo de soluções financeiras, incluindo financiamentos, seguros e locações. “Essa estratégia reforça e diversifica ainda mais o nosso portfólio de produtos, alinhada ao nosso mantra: ‘As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução’”, comenta Marcello Larussa, diretor comercial do BMB. O Banco está preparado para viabilizar a renovação ou ampliação de frotas com o novo Axor.

Com o retorno do Axor, a Mercedes-Benz reforça seu compromisso com a inovação, a segurança, o conforto e a rentabilidade para o transportador brasileiro. É mais do que um caminhão; é uma promessa de parceira e sucesso em cada quilômetro rodado.

Preços

De acordo com a montadora, os preços sugeridos são R$ 698 mil para a versão 4×2 e R$ 738 mil na versão 6×2. Até o final do ano, pelo menos mil unidades devem ser vendidas em todo o país, e futuramente para mercados latino americanos.

VER NA FONTE