
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está realizando uma pesquisa com transportadores para entender se é viável a utilização de caminhões de 4 eixos (bitruck) no Transporte Rodoviário Internacional de Cargas (TRIC). O prazo da consulta pública foi ampliado até o dia 15 de julho de 2025.
A iniciativa busca ouvir diretamente os operadores brasileiros do transporte internacional, avaliando o interesse e as condições para a possível inclusão desse tipo de veículo nas regras do TRIC. As respostas irão embasar análises técnicas internas da ANTT e negociações futuras com os países do Mercosul, responsáveis por definir os parâmetros que regem o transporte de cargas entre as nações do bloco.
A proposta em discussão envolve os bitrucks, veículos do tipo caminhão simples com quatro eixos, muito utilizados em operações de transporte dentro do Brasil, mas que atualmente não estão habilitados para o transporte internacional regulado pelo TRIC.
“A escuta ao setor transportador é fundamental para que possamos construir soluções técnicas alinhadas às reais necessidades do mercado e aos compromissos internacionais do Brasil. Queremos entender, de forma clara e objetiva, o nível de demanda e os impactos dessa possível mudança nas operações de fronteira”, destacou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.