Onda de calor na Europa deixa oito mortos e causa recordes de temperatura

Ao menos oito pessoas morreram na Europa em meio à forte onda de calor que avança pelo continente. O fenômeno também gerou alertas de saúde e incêndios florestais, além de ter forçado o fechamento de escolas e pontos turísticos.

Foram registradas quatro mortes na Espanha, duas na França e duas na Itália.

Segundo as autoridades espanholas, duas das mortes aconteceram devido a um incêndio florestal na Catalunha. Além disso, foram registradas fatalidades relacionadas à onda de calor na Extremadura e em Córdoba.

Na França, o ministro da Energia relatou que outras 300 pessoas foram hospitalizadas devido ao clima extremo.

Na Itália, dois homens com mais de 60 anos morreram em casos separados na praia da Sardenha devido ao calor, informou a agência de notícias ANSA. O país emitiu alertas vermelhos para 18 cidades.

Cientistas dizem que ondas de calor chegaram mais cedo neste ano na Europa, elevando as temperaturas em até 10 °C em algumas regiões, à medida que o aquecimento dos mares estimulou a formação de uma cúpula de calor sobre grande parte do continente, “aprisionando” as massas de ar quente.

Alerta vermelho e altas temperaturas na Europa

As previsões meteorológicas utilizam as temperaturas previstas para o ar. Porém, a Agência Espacial Europeia possui um instrumento de satélite que mede a quantidade real de energia irradiada pela Terra e representa a temperatura real da superfície terrestre, que é mais alta que a do ar.

Assim, foi possível verificar que as temperaturas da superfície terrestre atingiram 45 °C em Roma, na Itália, enquanto em Madri e Sevilha, na Espanha, atingiram 45 e 54 °C, respectivamente, no dia 29 de junho.

Veja no mapa abaixo:

Mapa mostra a temperatura da superfície no dia 29 de junho de 2025 em meio à onda de calor na Europa • Agência Espacial Europeia
Mapa mostra a temperatura da superfície no dia 29 de junho de 2025 em meio à onda de calor na Europa • Agência Espacial Europeia

A agência meteorológica Meteo France informou que os alertas vermelhos permanecem em vigor em várias áreas da parte central da França.

Catherine Vautrin, ministra da Saúde e Família da França, disse que as autoridades devem permanecer vigilantes.

“Nos próximos dias, veremos as consequências, principalmente para os mais vulneráveis, e estou pensando particularmente nos idosos”, pontuou.

Na Alemanha, a temperatura deve atingir 40 °C em algumas áreas.

Incêndios florestais na Europa

Por sua vez, a Turquia destacou que os incêndios florestais foram controlados. Os focos de fogo forçaram o deslocamento de cerca de 50 mil pessoas no início da semana no país.

Na região da Catalunha, na Espanha, um incêndio na terça-feira (1°) destruiu várias fazendas e afetou uma área de cerca de 40 km antes de ser contido, segundo autoridades.

Fortes tempestades e risco para usina nuclear

Itália, França e Alemanha alertaram para o risco de fortes tempestades devido ao aquecimento excessivo em atmosferas instáveis.

Tempestades violentas nos Alpes Franceses na noite de segunda-feira (30) provocaram deslizamentos de terra e interromperam o tráfego ferroviário entre Paris e Milão, na Itália.

Além disso, a concessionária suíça Axpo desligou um reator da usina nuclear de Beznau e reduziu pela metade a produção de outro reator nesta terça-feira (1°) devido à alta temperatura da água do rio.

A água é usada para resfriamento e outros fins em usinas nucleares, e as restrições devem continuar enquanto as temperaturas são monitoradas.

*com informações da Reuters

VER NA FONTE