Irã critica Europa por apoio à Israel e cita comportamento “destrutivo”

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, alertou nesta terça-feira (1º) sobre o que ele chamou de comportamento “destrutivo” de vários países europeus em relação ao conflito no Oriente Médio.

Em uma ligação com Kaja Kallas, chefe de política externa da UE (União Europeia), a autoridade criticou o posicionamento de alguns países por apoiar Israel e os Estados Unidos. Ele não especificou quais países tinha em mente.

Após a ligação com o ministro iraniano, Kallas disse que “as negociações para acabar com o programa nuclear do Irã devem recomeçar o mais rápido possível”.

 

Em uma publicação na plataforma de mídia social X, o principal diplomata da UE disse que a cooperação com a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) “deve ser retomada” e que o bloco está pronto para facilitar as discussões.

“Quaisquer ameaças de retirada do tratado de não proliferação não ajudam a diminuir as tensões”, acrescentou Kallas.

Na segunda-feira (30), ministros das Relações Exteriores dos países do G7 também endossaram o pedido de acordo sobre o programa nuclear iraniano.

No documento, o grupo formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, apoiou o cessar-fogo entre Israel e Irã que está em vigor desde a semana passada.

 

VER NA FONTE