Apesar de um começo de ano desafiador, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) projeta um segundo semestre de crescimento no mercado brasileiro de caminhões. A avaliação é do vice-presidente de vendas e marketing da marca, Ricardo Alouche.
Ele destaca um cenário em que já ocorre a retomada gradual do crédito e a entrada de novos produtos como fatores determinantes para a reação das vendas. Nesse sentido, a fabricante lança nesta terça-feira (1), seu braço financeiro Traton Financial Services Brasil.
VEJA MAIS:
Seja como for, segundo o executivo, a curva de market share da Volkswagen Caminhões está subindo. E a tendência é continuar assim no segundo semestre. Sobretudo, impulsionada também pelo trabalho do Traton Financial Services.
Inadimplência controlada favorece aprovação de crédito
Outro ponto que reforça o otimismo do vice-presidente é a melhora no ambiente financeiro para o segmento de transporte. “Apesar da taxa Selic ainda elevada, a inadimplência nos financiamentos de extrapesados, que havia chegado a níveis alarmantes, já está sob controle. Com isso, os bancos voltam a financiar e o mercado começa a reagir”, avalia.
Para Alouche, essa melhora no crédito será fundamental para impulsionar as vendas na segunda metade do ano. “No nosso caso, o volume vai crescer ainda mais com o apoio do novo braço financeiro, que está capitalizado para financiar todas as nossas vendas planejadas para este ano e também para o próximo”, revela.
Novos produtos e soluções sob medida
Além da melhoria no cenário de crédito, a VWCO deve apostar na diversificação de portfólio. Segundo o executivo, a montadora já começou a testar caminhões a gás e o ônibus elétrico. Além disso, novas soluções devem chegar em breve. “Produto sempre teremos. E teremos mais novidades ao longo do ano, com destaques já a partir do segundo semestre”, antecipa.
Outra estratégia da marca envolve a ampliação de serviços agregados à rede de concessionárias, como locação de caminhões e seguros. Estes, serão implementados de forma progressiva.
“A chegada da Traton Financial Services a longo prazo permitirá agregar ainda mais valor para o concessionário e para o cliente. Dessa forma, vamos oferecer soluções personalizadas inclusive para os elétricos, que terão pacotes sob medida combinando veículos e infraestrutura”, completa.