
A empreiteira Kelston Sparkes Group, de Bristol, especializada em mineração e terraplenagem, adquiriu um Volvo FH16 780 8×4 com capacidade de 150 toneladas, sendo um dos primeiros caminhões topo de linha da Volvo com 780 cv de potência a operar no Reino Unido. O veículo, projetado para tarefas pesadas, será usado para transportar cargas como escavadeiras, britadores e outros equipamentos de grande porte pelo país. O caminhão já está em operação e causa ótimas impressões desde o início.
“Este é um dos primeiros do gênero no Reino Unido e não economizamos nas especificações”, afirma Kelston Stark, diretor do Kelston Sparkes Group. “É uma unidade completa e de última geração, e estamos muito satisfeitos com o resultado.”
A empresa, cliente fiel da Volvo desde sua fundação, possui dois caminhões F12 usados para transportar locomotivas a vapor para exposições locais, além de dois FH16 750 6×4 na frota principal – um deles será substituído pelo novo FH16 780 – e um FH16 510 como reserva. O novo modelo oferece alto torque, maior produtividade no transporte de cargas pesadas e melhor eficiência de combustível, sendo um investimento estratégico. Os motoristas destacam sua dirigibilidade e facilidade de uso, o que aumenta a satisfação da equipe.
Equipado com um reboque de plataforma baixa e pintado nas cores verde e branca da empresa, o caminhão incorpora tecnologias para otimizar desempenho e produtividade. O motor D17, o mais potente já usado em um caminhão Volvo, entrega até 3.800 Nm de torque e maior potência de frenagem em baixas rotações. Com um turbocompressor eficiente e um sistema de pistão ondulado patenteado, ele melhora a combustão, reduz emissões e aumenta a economia de combustível.

A transmissão I-Shift automatizada de 12 velocidades inclui marchas superlentas para partidas e manobras em baixas velocidades, além de softwares para operações pesadas, construção e off-road, ideais para as demandas da Kelston Sparkes. A suspensão pneumática traseira, com um eixo propulsor e dois motrizes, garante alta capacidade de carga e estabilidade, mesmo em terrenos difíceis.
A cabine Globetrotter oferece conforto com acabamento em couro, micro-ondas, geladeira e amplo espaço de armazenamento.
“A diferença entre esta nova unidade e os FH16 750 em termos de dirigibilidade e conforto é realmente notável”, acrescenta Stark. “A suspensão a ar e toda a tecnologia de bordo tornam o trabalho nele um prazer absoluto.”
Com previsão de rodar 80.000 km por ano, o FH16 780 tem um contrato Volvo Gold de sete anos, que cobre reparos, desgastes, manutenção preventiva e monitoramento 24/7, garantindo operação sem preocupações.
Fundada em 1952, a Kelston Sparkes Group, agora em seu 73º ano, segue como uma empresa familiar, especializada em terraplenagem, britagem, pedreiras e treinamento.