A Receita Federal começa o pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2025 nesta segunda-feira (30).
6.545.322 restituições serão pagas, totalizando o repasse de R$ 11 bilhões.
Desse montante, R$ 1,8 bilhões serão pagos aos contribuintes prioritários. São eles:
- 148.090 idosos acima de 80 anos;
- 1.044.585 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 91.363 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
- 496.650 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 4.764.634 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem por receber a restituição via Pix.
Nesse meio, o lote inclui também restituições residuais de exercícios anteriores.
O valor é depositado diretamente na conta que o contribuinte informou no momento da declaração do IR.
Caso o valor não seja resgatado em um ano, o cidadão deve solicitá-lo pelo e-CAC, serviço de atendimento virtual da Receita Federal.
Como consultar se a restituição está disponível?
- Acesse a página da Receita Federal;
- Clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Em seguida, selecione a opção “Consultar a Restituição”;
- Informe o CPF e a data de nascimento;
- Habilite o botão “Sou humano”;
- Clique em “Consultar”.
Calendário
Quem não foi contemplado neste lote, ainda terá mais três oportunidades de receber a restituição:
- Terceiro lote: 31/07/2025;
- Quarto lote: 29/08/2025;
- Quinto lote: 30/09/2025.
Não recebi minha restituição. O que houve?
A primeira coisa a se fazer é consultar a situação da restituição. O ideal é fazer a consulta pelo extrato da declaração, no sistema Meu Imposto de Renda, disponível no e-CAC. Na plataforma, o contribuinte pode verificar o motivo de não ter recebido a restituição. Segundo a Receita Federal, as principais situações são:
- O contribuinte ainda não está no lote liberado para pagamento;
- O contribuinte está em malha fiscal;
- O contribuinte está em malha débito, ou seja, possui dívidas e sua restituição será utilizada para compensá-las;
- As informações da conta bancária estão incorretas ou a conta foi encerrada (saiba o que fazer logo abaixo).