Publicado em: 29 de abril de 2025

Com a entrega dos coletivos no interior pernambucano, fabricante atinge a marca de 30 mil ônibus fornecidos à iniciativa do Governo Federal
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A partir desta semana, a cidade de Canhotinho (PE) recebe oito novos ônibus escolares 8.180 E ORE1, da Volkswagen, destinados ao programa Caminho da Escola.
Com a entrega destes coletivos, a fabricante atinge a marca de 30 mil coletivos fornecidos à iniciativa do Governo Federal.
Atualmente, o modelo Volksbus opera em mais de cinco mil municípios do país.
“O programa Caminho da Escola nos permite vivenciar ao máximo nosso propósito de oferecer soluções de transporte sustentável a todos. É por isso que cuidamos sempre para oferecer o melhor ônibus escolar, com robustez e alta qualidade, rápida entrega e excelente atendimento por uma rede igualmente espalhada por todo o país, garantindo sempre as melhores condições para nossa população”, afirma o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes.
Entre os grandes avanços no produto, se destacam a reformulação completa do chassi feita no portfólio em 2019 e os lançamentos na linha Euro 5 e Euro 6, além de novos atributos como o ar-condicionado que passa a equipar os modelos atuais. O modelo de maior sucesso no Caminho da Escola é o que está enquadrado na categoria ORE1 como micro-ônibus rural.
Lançado em 2023, o modelo 8.180 E ORE1 é um produto exclusivo para atender à iniciativa do Governo Federal. Feitos sob medida para o transporte escolar, os veículos têm níveis altamente reduzidos de emissões. Além do ar-condicionado, todos estão equipados com controle de tração, assistente de partida em rampa e configuração específica para a operação, melhorando o acesso do aluno.
Sobre o Volksbus 8.180 E ORE 1
O Volksbus 8.180 E ORE 1 é adequado para atender às demandas fora de estrada. O novo motor de 3,8 litros entrega 180 cavalos de potência e 600 Nm de torque.
Além disso, o veículo conta em sua configuração com o sistema de suspensão reforçado e elevado em relação ao solo, para um melhor desempenho nas aplicações fora de estrada, e também traz o eixo traseiro com bloqueio automático do diferencial, o que ajuda o veículo a romper terrenos acidentados e escorregadios.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte