Mitsubishi testa no Japão caminhão elétrico com baterias cambiáveis

A Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) começou recentemente a testar o caminhão elétrico eCanter, com baterias cambiáveis, em vias públicas de Kyoto, no Japão. O programa envolve a empresa norte-americana Ample, fornecedora da bateria e responsável pela montagem das estações de troca. De acordo com a fabricante japonesa, essas substituições ocorrem de forma automática.

Nas estações, robôs substituem as baterias esgotadas do veículo por conjuntos recarregados. Segundo a MFTBC, o processo leva cinco minutos. A Ample apresentou essa técnica no Japan Mobility em 2023, onde o público conferiu de perto o funcionamento do sistema automático. Além disso, a estação também atende carros de passeio com baterias modulares.

Com base nessas avaliações em Kyoto, as empresas participantes investigarão os benefícios, desafios e a escalabilidade da troca de baterias, segundo a Mitsubishi Fuso. Apesar de o projeto estar em fase inicial, a fabricante é ambiciosa na implementação desse sistema na linha eCanter.

Caminhão elétrico, Mitsubishi
Estação da Ample troca as baterias do veículo sem interferência humana – MFTBC/Divulgação

“Além de oferecer o eCanter existente, que já acumulou mais de 12 milhões de quilômetros de quilometragem nas mãos de clientes em todo o mundo, a MFTBC pretende comercializar um caminhão EV com troca de baterias”, conforme mencionado no comunicado da empresa.

Caminhão elétrico com baterias cambiáveis

Trocar a bateria sem energia por uma recarregada pode ser mais rápido do que esperar horas para recarregar um carro elétrico na tomada. Na aplicação comercial, essa abordagem “reduz significativamente o tempo de inatividade dos veículos”, como explica a MFTBC.

Além disso, ao introduzir as baterias cambiáveis ​​mais recentes, os usuários podem sempre ter acesso à tecnologia de bateria mais atualizada, prevê a fabricante japosa.

Lançado em 2017, o eCanter foi o primeiro veículo 100% elétrico produzido em série no segmento LDT (veículos comerciais leves) no Japão. Desde então, a MFTBC lançou 28 modelos diferentes do caminhão elétrico, adequados para várias aplicações, com peso bruto total entre 3,5 e 8,6 toneladas. O modelo possui seis pacotes de baterias de íon de lítio, cada um com 13,5 kWh, que proporcionam um alcance de até 140 km. O motor elétrico gera 152 cv de potência e 39,7 mkgf de torque.

Siga o Estradão no Instagram!

VER NA FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *