EMTU entra em processo de liquidação e transfere atribuições à Artesp



Empresa terá até 180 dias para encerrar atividades, prazo que pode ser prorrogado; serviços de transporte não serão afetados durante a transição

YURI SENA

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) iniciou seu processo de liquidação. 

A decisão foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária realizada na última quarta-feira, 23 de abril de 2025, marcando o encerramento de uma era na gestão do transporte metropolitano paulista.

Durante a reunião, foi definido o prazo estimado para a extinção da empresa, o nome do liquidante responsável pelo processo e a nova composição do Conselho Fiscal. Edilson José da Costa, que ocupava o cargo de diretor-presidente da EMTU, foi nomeado liquidante. 

Ele terá a missão de elaborar o balanço patrimonial em até 30 dias e poderá manter as atividades da companhia por até 90 dias para concluir a transição operacional.

O processo de liquidação, com previsão de encerramento em até 180 dias — prazo que pode ser prorrogado —, será conduzido conforme a legislação vigente. Durante esse período, a EMTU deverá utilizar a expressão “em liquidação” em todos os seus documentos e atos oficiais.

Apesar da mudança administrativa, a população não deverá sentir impacto imediato nos serviços.

A operação dos ônibus metropolitanos seguirá normalmente, sem alterações no sistema de cálculo das tarifas, que continua baseado na extensão das linhas.

A liquidação faz parte do programa “São Paulo na Direção Certa”, uma iniciativa do governo estadual voltada à modernização da gestão pública e à otimização dos serviços.

As funções da EMTU relacionadas à regulação, fiscalização e planejamento do transporte coletivo metropolitano foram oficialmente transferidas à Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), conforme a Lei Estadual nº 17.293/2020 e o Decreto nº 69.375/2025.

Composição do novo Conselho Fiscal

Durante a fase de liquidação, o Conselho Fiscal será composto pelos seguintes membros titulares e suplentes:

Hélio Fumio Kubata (titular) e Daniela Karasek Quaresma de Moura (suplente)

Bety Tichauer (titular) e Daniel Cabral Casado de Barros (suplente)

Priscilla Reinisch Perdicaris (titular) e Izadora Rodrigues Normando Simões (suplente)

André Isper Rodrigues Barnabé (titular) e Diego Allan Vieira Domingues (suplente)

Roberta Campedelli Ambiel Gonçalves (titular) e Milton Frasson (suplente)

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

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