Randoncorp mostra conceito de caminhão autônomo da Fenatran

A Randoncorp, desenvolvedora de soluções para o setor de transporte, apresentou nesta semana na Fenatran 2024 o conceito AT4T. O nome do protótipo é uma sigla em inglês que significa Autonomous Technology For Transportation (Tecnologia Autônoma para Transporte). De acordo com a empresa de Caxias do Sul (RS), o projeto apresentado na feira atende operações em ambientes confinados, mas a tecnologia pode evoluir para outras funcionalidades.

O AT4T é um caminhão futurista. No entanto, ele não tem cabine, utiliza motor elétrico e possui controles autônomos. Diversos sensores instalados ao redor da carroceria orientam o veículo, incluindo radares de curto e longo alcance. Ademais, o sistema também inclui câmeras e LiDAR, uma tecnologia que usa luz em forma de laser pulsado para medir distâncias com precisão.

Segundo a Randoncorp, o AT4T está em desenvolvimento há cinco anos. Além de construir o veículo elétrico e integrar os sistemas de orientação, a empresa gaúcha também desenvolveu o algoritmo de controle autônomo do protótipo. A empresa informou que o demonstrador é capaz de executar movimentos complexos, como manobras em marcha ré com carretas articuladas. Além disso, o veiculo conceitual conecta-se aos reboques de forma automática.

“Historicamente, atuamos no desenvolvimento de tecnologias criativas, competitivas para a cadeia de valor e que reduzam as emissões de gases poluentes. O projeto é mais um movimento para consolidar o avanço da Randoncorp como desenvolvedora global de tecnologias disruptivas para a mobilidade”, disse Sérgio Carvalho, CEO da Randoncorp.

Randoncorp, Fenatran,
AT4T pode executar manobras complexas em espaços controlados – Randoncorp/Divulgação

Tecnologia para diversas aplicações

O AT4T, no formato apresentado na feira, é um caminhão pensado para trabalhar em ambientes controlados, movendo carretas em centros de distruição. Entretanto, o conceito pode evoluir para cumprir diversas tarefas. De acordo com a Randoncorp, as tecnologias apresentadas no protótipo também podem servir em veículos para terminais portuários e aeroportos, bem como nos setores de mineração e agricultura.

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